“Provocação de Sabores” | 800 pessoas e 60 produtores de vinho enchem Mercado 1º de Maio

Publicado em 09-05-2023 Atualizado em 26-01-2024
cmb_7519
cmb_8359
cmb_7419
cmb_7491
cmb_7501

Cerca de 60 produtores de vinho de todas as regiões de Portugal continental e ilhas e, aproximadamente, 800 pessoas marcaram presença na 2ª edição da “Provocação de Sabores”, nos dias 6 e 7 de maio, no Mercado Municipal 1º de Maio. O evento foi promovido pelo Município do Barreiro, em parceira com a Vinus Rarus, e com o apoio de: Tiago Simões, Augusto Brumatti, Casa Horácio Simões e Adelino Martins.

Os visitantes tiveram a oportunidade de apreciar vinhos exclusivos, ao som de música ambiente, de participar nas provas comentadas, degustar várias ofertas gastronómicas de alguns restaurantes do Concelho e de adquirir produtos de concessionários do Mercado que se associaram ao evento.

“Fantástica” foi como a Vereadora Maria João Regalo classificou esta edição: “duplicámos a representação de produtores neste evento inspirado na história da nossa terra e no vinho “Bastardinho”. Antes de sermos uma terra industrial éramos uma vila agrícola, uma vez que um terço do nosso território estava plantado de vinhas, pois tínhamos a casta “Bastardinho”, com produção desse vinho licoroso”.

Foi a primeira vez que o Mercado 1º de Maio recebeu a “Provocação de Sabores”. A Vereadora justificou a escolha como uma “aposta ganha. Aproveitámos para apresentar uma nova imagem do equipamento e prevemos realizar outros melhoramentos”, anunciou.

A responsável pela área do Turismo considera “positiva a adesão do público, pois temos, também, a noção que estamos a trazer pessoas de outras terras e para nós é muito bom termos eventos desta dimensão”.

O facto de se ter duplicado a participação de produtores, Maria João Regalo explica que a 1ª edição “foi uma experiência piloto que correu muito bem e os produtores que trabalham e estudam o vinho gostaram de cá estar e, por isso, a tendência será para continuar a crescer”.

O evento, refira-se, distingue-se dos demais pelo seu formato intimista, ao contar com a participação de pequenos produtores, e onde o público tem a possibilidade de conhecer as produções e o processo vínico, desde a plantação até ao momento de servir.

Ao longo dos dois dias realizaram-se as provas comentadas por Tiago Simões, com Espumantes (2º lugar a nível mundial de sommeliers) e por Augusto Brumatti (Sommelier no Restaurante 100 Maneiras) e Ana Gomes com Madeiras (Cossart Gordon).

No último dia, foi a vez da Casa Horácio Simões, com “Bastardinho” e “Castelão”, e a Produção “Bastardinho”, com Adelino Martins.

Consulte + fotos AQUI.