Skip to main content

ACESSIBILIDADES, TRANSPORTES PÚBLICOS E OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS NAS OPÇÕES PARTICIPADAS DA FREGUESIA DE COINA

Publicado em 30-01-2012 Atualizado em 02-08-2023
ACESSIBILIDADES, TRANSPORTES PÚBLICOS E OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS NAS OPÇÕES PARTICIPADAS DA FREGUESIA DE COINA

Acessibilidades, transportes públicos, segurança e otimização de recursos foram assuntos abordados neste encontro que mobilizou cerca de quatro dezenas de pessoas.

Coina está nesta altura a beneficiar de uma intervenção de vulto em matéria de acessibilidades. Em várias zonas da Freguesia são visíveis os trabalhos da CRIPS – Circular Regional Interna da Península de Setúbal (prolongamento do atual IC – Itinerário Complementar 32), que ligará Coina à Trafaria. Associadas a estes, estão, ainda, previstas as construções de um pontão – que funcionará como um desvio/bypass – que ligará a Nacional (N) 10-3 à N 10, afastando o tráfego do interior da Freguesia, a renovação do Caminho Municipal 1028 (variante à M 510-1) e a construção de três rotundas.

A circulação naquela Freguesia está, nesta altura, por isso mesmo, condicionada – em alguns pontos interrompida. “Temos que fazer um bocadinho sacrifício”, afirmou o Presidente da Câmara, assegurando que o resultado valerá a pena.

Transportes na Quinta da Areia

ACESSIBILIDADES, TRANSPORTES PÚBLICOS E OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS NAS OPÇÕES PARTICIPADAS DA FREGUESIA DE COINAÀs várias questões colocadas sobre os transportes, o Vereador Rui Lopo foi perentório: “Não passa pela cabeça de ninguém tirar uma carreira aqui da Quinta da Areia”. A carreira, admitiu, tem um prejuízo diário de 800 euros mas a ligação, terminada a obra, não está em causa, tendo em conta que a prioridade é “servir as pessoas da melhor maneira”.

Ao nível da otimização da gestão, o Vereador esclareceu, ainda, que os seis cêntimos que o gasóleo já aumentou desde o início do ano, significam no final de 2012 um aumento de despesa de 300 mil euros.

Os trabalhos no âmbito da CRIPS obrigaram a alterações temporárias do serviço dos Transportes Coletivos do Barreiro (TCB) na zona. A par destas alterações do trajeto foram colocadas algumas questões no âmbito da segurança de alguns caminhos mais ermos. Da reunião saiu o compromisso de se repensar e reanalisar o percurso alternativo traçado, de modo a poder levar os utentes a pontos mais próximos das suas residências.

Compreensão e colaboração de todos

O Presidente da Junta explicou alguns pormenores sobre a intervenção na Freguesia e clarificou algumas questões sobre o percurso do autocarro que serve a Quinta da Areia, apelando à compreensão e colaboração. Juvenal Silvestre informou ainda os presentes que a Junta acompanhará o processo de avaliação do trajeto alternativo.

Centralidade na Península de Setúbal

O Presidente da CMB salientou a “importância crescente” de Coina. Sublinhando a sua centralidade na Península de Setúbal, lembrou o interface de meios de transporte ali existente e as acessibilidades.

Momento que o País está a viver

ACESSIBILIDADES, TRANSPORTES PÚBLICOS E OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS NAS OPÇÕES PARTICIPADAS DA FREGUESIA DE COINA“Todos nós sentimos o momento que o País está a viver”, disse, no início da sessão Carlos Humberto de Carvalho. O Presidente lembrou os “cortes”, os “aumentos” “em quase tudo” e falou das “dificuldades muitíssimo grandes”.
“A nossa capacidade de resposta é menor do que aquilo que já foi há uns anos atrás”, afirmou, contrapondo: “Diria que há uns meses atrás”.

Com a “consciência que há coisas que vamos deixar de fazer”, Carlos Humberto de Carvalho avançou que o esforço de otimização de serviços passará, por exemplo, pela recolha do lixo aos domingos e feriados, e na segurança.

Redução de freguesias no Concelho

A revisão do número de freguesias no Concelho foi também abordada na sessão. Das atuais oito está em cima da mesa a possibilidade de redução para quatro.

Os próximos encontros com a população estão agendados para:
Palhais | 9 de Fevereiro | Grupo Recreativo e Desportivo de Palhais.
Alto do Seixalinho | 17 de Fevereiro | Centro Sócio Cultural (Comissão de Moradores do Bairro 3)