Início / Viver / Águas e Higiene Urbana / Águas e Saneamento / Controlo de qualidade da água
A gestão da qualidade da água no sistema de abastecimento do Município do Barreiro, desde a origem até à torneira do consumidor, é garantida através da aplicação de inúmeras medidas, tais como, o recurso a tecnologias de tratamento adequadas face à qualidade da água captada e à qualidade da água que se pretende para consumo humano, aplicação de práticas de manutenção preventiva e corretiva, monitorização em contínuo de parâmetros da qualidade da água em locais estratégicos do sistema de abastecimento e a realização de obras, estudos e projetos visando a melhoria da qualidade da água abastecida.
O Município do Barreiro, enquanto entidade gestora do sistema de abastecimento público de água, garante que a água destinada ao consumo humano é salubre, limpa e equilibrada através do desenvolvimento de dois programas: o Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) e o Programa de Controlo Operacional (PCO).
Refira-se que em 2023 foram realizadas quase 5000 determinações analíticas, entre parâmetros microbiológicos, químicos e indicadores, em amostras de água colhidas em toda a extensão do sistema de abastecimento público do Município do Barreiro.
A água distribuída no Município do Barreiro apresenta um grau de dureza da água entre Dura a Macia (+ info. aqui) e valores de potássio de 2,3 mg/L K.
No ano de 2023, a percentagem de cumprimento dos valores paramétricos definidos pelo Decreto-Lei nº 69/2023, de 21 de agosto, foi de 100%. Assim, pode afirmar-se que a qualidade da água para consumo humano, distribuída pela Câmara Municipal do Barreiro, medida pela percentagem de análises em conformidade com os requisitos de qualidade é de excelente qualidade (+ info. aqui).
Qualidade da Água