Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2017 chegam ao fim | Com FOTOS

Publicado em 05-06-2017 Atualizado em 31-08-2023
Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2017 chegam ao fim | Com FOTOS

Os Jogos do Futuro da Região de Setúbal chegaram ao fim. Ponto final na edição 2017, que, durante três dias, proporcionou momentos únicos de convívio, amizade, companheirismo e competição, gravados na memória de todos – e foram muitos – os que, de algum modo, tiveram contacto, este fim-de-semana, com este megaevento, uma festa da juventude única no País, que movimentou muitos milhares de pessoas.

Na sexta-feira, 2 de junho, cerca de 2000 pessoas estiveram no Largo do Mercado 1° Maio, no Barreiro, a assistir à Cerimónia de Abertura, com apresentação de Wanda Stuart e Júlio Mesquita. “Canção do Mar” a encerrar, foi um dos vários temas interpretados por Wanda Stuart na Abertura deste Jogos, que teve muitos momentos que “arrancaram” aplausos da assistência.

A Cerimónia contou com a presença da Judoca Olímpica Telma Monteiro, e da atleta de Boccia, Rita Patrício, dois dos quatro patronos desta edição dos JFRS – a par da glória do futebol, do Benfica e do FC Barreirense, internacional mundialista, “Magriço”, José Augusto, e do treinador de futebol Paulo Fonseca, atualmente no Shakhtar Donetsk –, entre vários dos 21 embaixadores do evento e muitas outras personalidades do desporto.

Trabalho em conjunto/parceria na base da realização dos Jogos

“Somos uma terra com muito desporto”, “com muito associativismo”, “que aposta na atividade física”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, sublinhando o trabalho em conjunto/parceria na base da realização dos Jogos. Recorde-se que os JFRS são uma organização conjunta das nove Autarquias da Região de Setúbal – Almada, Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal –, AMRS e Deporto Escolar, em parceria com as Associações Distritais de modalidades aderentes e Movimento Associativo Popular.

“O desporto deve ser não só um meio de competição, como um meio de formação”, defendeu a judoca Olímpica Telma Monteiro, manifestando a “honra” em ser patrona do evento.

“Juntos somos mais fortes”, realçou o Presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal. Com as sinergias geradas pelas parcerias entre as várias entidades promotoras, “somos capazes de ir mais além, de aprender uns com os outros”, realçou Rui Garcia.

” width=”720″ height=”897″>

Patronos e embaixadores de renome

Além dos “patronos”, os 21 outros nomes da Região que se associam a este mega evento, referência no País, manifestando o seu apoio e entusiasmo como “Embaixadores”, são: o atual Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, distinguido com o Galardão “Barreiro Reconhecido” 2004, na Área do Desporto, Juliana França, atleta de Judo Adaptado, Tiago Matos, praticante de skate, Edivaldo Monteiro, Olímpico (Atenas 2004 e Pequim 2008) nos 400mt Barreiras, Luís Feiteira, Olímpico em Atlanta 1996 (1.500mt) e Londres 2012 (Maratona), Diamantino Miranda, ex-jogador e treinador de futebol, o antigo guarda-redes de futebol, internacional (Euro 2004), Ricardo Pereira, a piloto Elizabete Jacinto, o ciclista Ruben Guerreiro, o Selecionador/Treinador Nacional de Cadetes e Juniores, de Judo, Marco Morais, a atleta Paralímpica 2008, 2012 e 2016, do Sporting, Patrona da edição JFRS 2016, Simone Fragoso (Natação), o atleta Olímpico 2004, 2008 e 2012, Treinador da Palmela Desporto, EM, Tiago Venâncio (Natação), o ciclista Rafael Reis, da equipa espanhola Caja Rural, Vencedor do Ranking Ciclista do Ano 2016 (ao serviço do FC Porto), Filipa Rodrigues, atleta da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, Campeã Ibérica de Orientação 2016, Alexandre Ramos, jogador de futebol e participante na edição dos JFRS de 2013, José Patrício, Presidente da Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal e elemento da Organização do torneio boccia nos Jogos do Futuro, o internacional canoísta no Clube Naval de Sesimbra e técnico da modalidade, Guilherme Cabral, o Bicampeão Nacional de SUP e internacional, Filipe Meira, o treinador de Hóquei em Patins e Diretor Técnico Nacional da Federação Portuguesa da modalidade, Luís Sénica, João Sanona, atleta de ténis em cadeira de rodas, do Clube de Ténis de Setúbal, e João Valido, internacional de pentatlo moderno e guarda-redes de futebol dos juvenis do Benfica.

Mais de 300 atletas no Barreiro

Sexta-feira, sábado e domingo decorreram competições nos nove municípios da Região – Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal. O Barreiro acolheu as modalidades de basquetebol e xadrez, enquadrando mais de 300 jovens, rapazes e raparigas (basquetebol, cerca de 260, e xadrez, 50).

Vinte e quatro modalidades com desporto adaptado

Com 24 modalidades, incluindo desporto adaptado, este megaevento, na sua 5ª edição, dirigido a jovens, de ambos os géneros, nascidos entre 2001 e 2005, de acordo com a especificidade de cada modalidade, é considerado um “ponto alto” da atividade desportiva da Região, no que à formação diz respeito.

Trata-se de um evento que congrega a prática desportiva ao nível do movimento associativo com a atividade do desporto escolar.

Os resultados e classificações dos JFRS podem ser consultados no site oficial: http://www.jogosdofuturo.net/.

+FOTOS: https://web.facebook.com/pg/municipio.barreiro/photos/?tab=album&album_id=1895235004060750