Festas do Barreiro terminaram com mais uma enchente

Publicado em 22-08-2017 Atualizado em 24-08-2023
Festas_do_Barreiro_2017_Concerto_GNR-112_n
Festas_do_Barreiro_2017_Fogo-de-Artificio-73
Festas_do_Barreiro_2017_Fogo-de-Artificio-58
Festas_do_Barreiro_2017_Concerto_GNR-726_n
Festas_do_Barreiro_2017_Concerto_GNR-631_n
Festas_do_Barreiro_2017_Concerto_GNR-576_n
Festas_do_Barreiro_2017_Concerto_GNR-443_n
Festas_do_Barreiro_2017_Concerto_GNR-304_n
Festas_do_Barreiro_2017_Concerto_GNR-197_n

Terminou, com mais uma enchente, a edição 2017 das Festas do Barreiro. A intemporalidade dos GNR cruzou gerações atraindo ao Palco das Marés públicos de todas as idades. A consagrada banda regressou ao palco duas vezes fruto da exigência dos muitos fãs presentes que não arredaram pé até ouvirem todos os êxitos dos nortenhos.

Milhares de pessoas passaram pelo recinto das Festas, que decorreram de 11 a 20 de agosto, nas suas várias ofertas. Música, Artesanato, Desporto, Exposições, Juventude, Mostra Empresarial e Institucional (MEI), Tasquinhas, Divertimentos, Feirantes e a vertente religiosa caracterizaram este evento, que cumpriu, mais uma vez, a tradição, “recuperada” em 2015, do “Içar do Mastro” (ou “Painel”), no Largo em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário, a, exatamente, um mês do início das Festas, e teve, como novidade, o Espetáculo de Abertura “Ocean Parade”, performance artística em forma de parada, com elementos de grande volumetria a remeter para o universo dos oceanos e dos rios, com o desfile de «glamorosas medusas iluminadas, golfinhos gigantes, entre outras espécies que vivem no oceano», espetáculo assinado pela Paulo Magalhães Produções, responsável pelo evento de Abertura dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal, no Barreiro, em junho último.

Na noite de 17 de agosto, foi prestada uma homenagem aos Magriços, que alcançaram um brilhante e inédito 3º lugar no Campeonato do Mundo de Futebol, de 1966, em Inglaterra, e no qual se destacou Eusébio como melhor marcador, com nove golos. A sessão decorreu no recinto da MEI, com a presença de José Augusto, António Simões e Hilário da Conceição, três das glórias que integraram a Seleção Nacional da altura.

O momento recordou o percurso da equipa nacional e proporcionou a partilha de algumas “pérolas” do maior feito do futebol português a nível mundial, naquele que foi o primeiro Campeonato a ser transmitido, pela televisão, para todo o mundo, gerando um grande impacto a nível global.

Este encontro atraiu muitos populares, desde contemporâneos, que, de imediato, “faziam uma viagem ao passado”, aos mais jovens que se inteiravam das figuras presentes e observavam os objetos em exposição – bola, chuteiras, camisola de guarda-redes – utilizados na competição e que nunca haviam visto (nem imaginado).

As Festas do Barreiro, que refletiram preocupações ao nível da mobilidade e acessibilidades, apresentaram uma programação eclética, com nomes que marcam o panorama musical nacional e regional, abrangendo múltiplos estilos, desde o popular ao alternativo.

No último dia, o fogo-de-artifício iluminou o céu do Barreiro após o concerto com GNR. No Spot da Juventude, junto à Piscina Municipal do Barreiro, a Festa durou mais umas horas, antes do ponto-final definitivo da edição deste ano.

Álbum de fotografias das Festas: https://www.facebook.com/pg/municipio.barreiro/photos/?tab=album&album_id=1931241957126721

Tudo sobre as Festas: http://www.cm-barreiro.pt/pages/1272 + https://www.facebook.com/municipio.barreiro.