Seminário Internacional “Observatório de Desporto e Atividade Física da Área Metropolitana de Lisboa: Saber Mais e Decidir Melhor” em Almada

Atualizado em 16-01-2024

“Observatório de Desporto e Atividade Física da Área Metropolitana de Lisboa: Saber Mais e Decidir Melhor” é o tema do Seminário Internacional, agendado para o próximo dia 28 de maio,  integrado no projeto “Observatório Metropolitano do Desporto e da Atividade Física”, desenvolvido pela Área Metropolitana de Lisboa (AML), os 18 municípios que a integram – entre os quais o do Barreiro – e a Universidade Lusófona. Este evento, na Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense (Sala Principal), visa debater o contributo dos sistemas de informação e de análise de dados para o apoio ao desenvolvimento do desporto e da atividade física.

AML, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD)/Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Microsoft e Devscope serão intervenientes deste evento, que contará com vários peritos e a participação de municípios convidados. Este Seminário é dirigido, presencialmente, a representantes dos municípios da AML e convidados; e, online, a municípios em geral, instituições do ensino superior e organizações representativas na área do desporto e da atividade física. As inscrições para a participação online no seminário são gratuitas, devendo ser efetuadas, previamente, através do endereço eletrónico observatorio.seminario@aml.pt.

Áreas de discussão do Seminário:
a) Boas práticas em modelos de organização e elaboração de sistemas de informação na área do desporto e da atividade física.
b) Contributos e importância dos sistemas de informação para o desenvolvimento das políticas de apoio ao desporto e à atividade física.

Programa:
09h00 – Receção e acreditação dos participantes
10h00 – Abertura e intervenção da Câmara Municipal de Almada
10h15 – Abertura e intervenção da Área Metropolitana de Lisboa
10h20 – Intervenção do SEJD/IPDJ
10h30 – ULHT/Devscope – Apresentação do Observatório
11h15 – Mesa redonda com Moderador (AML) – Municípios Oeiras, Mafra, Odivelas, Seixal
12h15 – Debate
12h30 – Intervalo para almoço
14h30 – Intervenção Microsoft
15h00 – Mesa redonda com Moderador (Lusófona) – Peritos: Nicolas Aguilar Farias – Universidad de La Frontera/Chile – International Society for Physical Activity and Health, ISPAH; Anna Vilanova – Universidade da Catalunha – Observatório do Desporto da Catalunha; Marlene Silva, Universidade Lusófona – Diretora para a área da Promoção da Atividade Física (Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física – DGS)
16h30 – Debate
16h45 – Intervenção IPDJ/AML

Organização:
Apoio logístico, suporte tecnológico e divulgação: AML/Câmara Municipal de Almada
Programa e condução do evento: AML/ULHT
Streaming e vídeo: Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona
Parceiros institucionais: Câmara Municipal de Almada/Faculdade de Desporto da Universidade Lusófona
A Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense está situada na Rua Capitão Leitão, nº 64 – Almada.