“Para além do (lápis) azul”

Atualizado em 06-05-2024
site destaque galeria

19 maio | 10h00 às 13h00
Biblioteca Municipal do Barreiro
“Para além do (lápis) azul”
Oficina de cianotipia com viragens para Jovens e Adultos com Imagerie – Casa de Imagens

A cianotipia é um processo de impressão fotográfica criado no século XIX, que produz imagens em tons de azul, e foi usada para a impressão do primeiro livro ilustrado com imagens fotográficas – Photographs of British Algae, de Anna Atkins, uma pioneira da fotografia. Fazendo a ponte entre este livro vanguardista do século XIX, e os livros revolucionários proibidos pela censura, os participantes nesta oficina serão desafiados a criar e imprimir imagens inspiradas pelas palavras e ilustrações dos livros em exposição na Biblioteca Municipal do Barreiro. Para levar as imagens resultantes para além do azul (do “lápis”), estas serão ainda sujeitas a um processo de alteração parcial ou total da sua cor a partir de infusões feitas com elementos botânicos.

Público-alvo: jovens e adultos a partir dos 16 anos
Máx. 10 participantes
gratuito mediante inscrições : tel. 21 206 86 56 ou e-mail biblioteca.municipal@cm-barreiro.pt

Org. CMB