Clube de Leitura da Biblioteca Municipal do Barreiro | “Esteiros” de Soeiro Pereira Gomes

Atualizado em 05-04-2024
Clube de Leitura da Biblioteca Municipal do Barreiro

No dia 20 de abril vai ter lugar a 20ª sessão do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal do Barreiro. A obra escolhida para esta sessão é “Esteiros”, de Soeiro Pereira Gomes.

20 abril | 15h00 às 17h00 | Biblioteca Municipal do Barreiro

Para a vigésima sessão do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal do Barreiro o livro escolhido é “Esteiros” de Soeiro Pereira Gomes. Passam, em 2021, oitenta anos sobre a primeira edição de Esteiros, de 1941 (com capa original de Álvaro Cunhal) – um livro que marcou várias gerações de leitores ao mostrar-lhes personagens que ficaram para sempre na nossa recordação, «os filhos dos homens que nunca foram meninos» (é essa a dedicatória a abrir o romance): Gaitinhas, Guedelhas, Gineto, Maquineta e Saguí. São eles os heróis anónimos de um diálogo entre o humano e a Natureza, a denúncia da injustiça e a busca de redenção, a solidariedade e a denúncia da pobreza e da penúria.
Joaquim Soeiro Pereira Gomes (Baião, 1909 – Lisboa, 1949) estudou em Espinho e Coimbra (onde tirou o curso de regente agrícola) e trabalhou em Angola. Fixou-se em Alhandra e, a partir de 1939, começa a escrever no semanário oposicionista O Diabo. Tendo aderido ao PCP em 1937, passou à clandestinidade em 1944, sendo eleito para o Comité Central em 1946. Além de Esteiros (cujo desenho da capa da primeira edição é de Álvaro Cunhal), na sua bibliografia há ainda outro romance, Engrenagem (publicação póstuma em 1951), bem como recolhas de contos (Contos Vermelhos ou Refúgio Perdido e Outros Contos) e de crónicas. A sua correspondência com a mulher, Manuela Câncio dos Reis, está publicada no livro “Eles Vieram de Madrugada” (1981).
Público em geral
Inscrição gratuita através do e-mail biblioteca.municipal@cm-barreiro.pt
Org.: Câmara Municipal do Barreiro

No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. TUDO sobre as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril no Barreiro AQUI: https://www.cm-barreiro.pt/conhecer/agenda-de-eventos/50-anos-do-25-de-abril-programacao/