Apresentação do livro “Sintonias”

Atualizado em 01-09-2023
Apresentação do livro “Sintonias”

No próximo dia 3 junho, pelas 17h00, terá lugar a apresentação do Livro “Sintonias”, de Rute Pio Lopes, no auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.

A entrada é livre.

“Sintonias” é o reflexo da cumplicidade entre as imagens e a escrita.
É, no fundo, a simbiose das fotografias e das palavras rimadas, na perspetiva da autora, Rute Pio Lopes.
Essa forma peculiar de contar histórias sob a forma de poema, com base na fotografia e vice-versa, num constante jogo de letras e cores sem monotonia temática, faz deste livro uma obra literária com um singular aspeto estético!

Biografia
Nasci em meados de fevereiro de 1970 no Lavradio, Barreiro, onde cresci e tive uma infância e juventude muito ativas e felizes, fruto do convívio com o grupo de amigos que lá tinha, os quais ainda hoje mantenho.
No limiar da maioridade comecei o meu percurso laboral e a par, em horário pós-laboral, a vontade de obter novos horizontes levou-me a ingressar no curso superior de gestão.
Posteriormente, por opção, fixei-me na vila da Moita e iniciei uma nova etapa, da qual destaco o nascimento dos meus amores Pedro e Joana.
A escrita e a fotografia são uma ocupação presente há muito tempo na minha vida e são indissociáveis uma da outra. É aliás, através da fotografia que capto imagens do quotidiano e nelas encontro, amiúde, inspiração para escrever, essencialmente sob a forma de poesia.
Só foi possível chegar a este patamar, vencendo a timidez de tornar públicos os textos que escrevi, graças à insistência de alguns amigos chegados a quem acanhadamente os mostrava. A eles e aos meus filhos, que sempre se dispõem a ler e ouvir com entusiasmo, muito agradeço!