Comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Coina durante um ano
Publicado em 07-04-2016 Atualizado em 23-08-2023
Regina Janeiro, Vereadora responsável pelo Departamento de Desenvolvimento Sociocultural, e Naciolinda Silvestre, Presidente da União das Freguesias de Palhais e Coina, estiveram na sessão, que contou com uma “aula” de contextualização histórica, conduzida pelo técnico do Município, Fernando Mota.
“A história deste pequeno concelho está recheada de grandes momentos”, referiu a Vereadora durante a sessão, como a indústria vidreira na «Real Fábrica de Vidros Cristalinos de Coina» (século XVIII), uma mina de azougue, fornos de cal (século XIX) e a quinta de S. Vicente e a sua emblemática torre (século XX), recordou a autarca, depois de referir outras características marcantes na sua História.
“Era, também, um dos principais portos de ligação entre as duas margens do Tejo, na ligação a Lisboa” e “a ligação entre o sul e o norte de Portugal, mais tarde desempenhado pelo Barreiro, fez com que até reis tenham pernoitado em Coina, como Filipe II em 1619”, lembrou.
“As comemorações vão decorrer durante o ano de 2016 onde se irão realizar várias atividades, entre elas uma Feira Quinhentista, a 30 de setembro, 1 e 2 de outubro, sendo o encerramento das mesmas em 15 de fevereiro de 2017, data em que será reposto o Pelourinho de Coina, numa réplica, de forma a assinalar as comemorações do Foral dos 500 anos da Vila de Coina”, informou a Presidente da União das Freguesias de Palhais e Coina. Naciolinda Silvestre acrescentou, ainda: “Aguardamos contributos para enriquecer o programa”.
online – AQUI -, o Livro de Posturas (leis que datam de 1780/1812).
Apresentação Pública das Comemorações na Escola Básica de Coina para a comunidade educativa
Publicação online do Livro de Posturas
(leis que datam de 1780/1812)
Consulte em www.cm-barreiro.pt ou em http://memoriaefuturo.cm-barreiro.pt/
Apresentação Pública das Comemorações para a População e Movimento Associativo na URCD – União Recreativa de Cultura e Desporto de Coina
Ateliê de Marionetas evocativo da Efeméride (1º e 2ºs anos) e sessão sobre a História de Coina (3º e 4ºs anos)
Edição de um “Jornalinho” dedicado aos 500 anos do Foral de Coina a distribuir pelas Escolas do Concelho
Feira Quinhentista em Coina
Mês da música | Concertos
FhoralFundo de História Oral – Fundo de História Oral do Barreiro. Entrevistas a moradores para recolha de vivências em Coina, com vista a preservar o Património Imaterial do Concelho
Recorde-se que no dia
se assinalou meio milénio do Foral de Coina, atribuído por D. Manuel, em 1516, a este antigo Município, Freguesia, atualmente, do Município do Barreiro.