CMB e AMB saúdam basquetebolista Neemias Queta

Publicado em 09-07-2024 Atualizado em 10-07-2024
Brasão Barreiro

Câmara Municipal (CMB) e Assembleia Municipal do Barreiro (AMB) aprovaram uma Saudação a Neemias Queta. Em reunião pública realizada a 19 de junho último, a CMB expressou “uma profunda e calorosa saudação ao basquetebolista Neemias Queta que conquistou o título de campeão da NBA”. Por seu turno, a AMB, na sua reunião ordinária de 25 de junho, destacou o jovem atleta “pelo seu percurso desportivo e pelo título de campeão da NBA que acaba de conquistar pelos Boston Celtics”.

O concelho do Barreiro possui um passado riquíssimo em memórias e êxitos a nível desportivo em diversas modalidades.
Afortunadamente, existem atletas, treinadores e dirigentes que continuam, no presente, a desenvolver um trabalho de excelência que permite elevar o nome da cidade do Barreiro.
Exemplo disso é o título de campeão da NBA (National Basketball Association) que Neemias Queta obteve ao serviço dos Boston Celtics. Neemias Queta iniciou a sua formação no basquetebol no Futebol Clube Barreirense no ano de 2011, clube onde fez o percurso formativo até 2017.
Durante estes anos o Futebol Clube Barreirense criou condições para o seu desenvolvimento desportivo, através do enquadramento técnico e humano que soube proporcionar como clube formador. Este feito único no desporto português assume maior importância, uma vez que se trata da maior competição de basquetebol do mundo.
Saudar o Futebol Clube Barreirense como clube formador, todos os diretores, treinadores e respetivo staff que tornam possível este feito reconhecido e histórico”, pode ler-se no documento validado pela CMB.

Nascido a 13 de julho de 1999 no Barreiro, Neemias Queta, que já era o primeiro jogador português na NBA, acaba de sagrar-se campeão pela sua atual equipa, os Boston Celtics, tornando-se o primeiro português a sê-lo.
Embora tenha passado a sua infância no Vale da Amoreira, no concelho da Moita, foi no Futebol Clube Barreirense que fez a sua formação basquetebolística, juntando-se a um leque muito numeroso de grandes talentos desportivos que, formados neste histórico clube do Barreiro, elevaram bem alto o nome da nossa terra.
Entre 2011 e 2017, Neemias representou o Futebol Clube Barreirense, seguindo-se uma breve passagem pelo Benfica, em 2018. Depois, haveria de se mudar para os Estados Unidos da América e, entre 2018 e 2021, representaria os Utah State Aggies, onde acaba por conquistar o prémio de Melhor Jogador Defensivo da Mountain West Conference. Em 2021 seria selecionado no Draft da NBA pelos Sacramento Kings, equipa que representa durante duas temporadas. Já em 2023 seria contratado pelos Boston Celtics, equipa onde acaba de alcançar o mais elevado patamar do basquetebol mundial.
Entretanto, como reconhecimento pelo seu notável trajeto desportivo, em 2022, tinha já sido nomeado Personalidade do Ano pela Federação Portuguesa de Basquetebol.
Para todos aqueles que contribuíram para a formação desportiva e humana de Neemias Queta, mas também para aqueles que acompanham o seu percurso (existindo fundadas expectativas de que este possa evoluir positivamente), cada conquista e cada sucesso são motivo de enorme orgulho e satisfação. Trata-se de um atleta de eleição, um exemplo para muitas crianças e jovens do Barreiro que elegeram o basquetebol como sendo a sua modalidade”, refere a Deliberação nº 50/2024 da AMB.

Tudo sobre as reuniões da CMB AQUI.

Tudo sobre as sessões da AMB AQUI.