Bosquete do Bocage avança pela mão das próprias crianças
Publicado em 27-03-2024 Atualizado em 27-03-2024Mais de duas centenas de crianças das Escolas EB 2/3 Quinta Nova da Telha e EB1/JI nº 5, participaram numa ação de plantação no novo espaço verde que está a nascer no Alto do Seixalinho, denominado de “Bosquete do Bocage”, no dia Internacional das Florestas, 23 de março.
Com cerca de 5000 m2, o que era um terreno aterro abandonado há décadas está a ganhar vida para se transformar, a seu tempo, num pequeno bosque.
Segundo explicou o Presidente da CMBCâmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, este projeto conta com “o envolvimento de quase todos os serviços de Autarquia, que em simultâneo, olharam para aquele terreno e entenderam que era o sítio indicado para reabilitar, no meio de um espaço urbano com muito betão. Trazer um pouco de floresta com os benefícios que daí advém para a saúde e para o ambiente é o objetivo do Bosquete do Bocage”.
Para o Vereador Rui Pedro Pereira, foi um dia fantástico que contou com o envolvimento de crianças e população no geral, muitos moradores que desceram das suas casas para também vir plantar. “Mais um espaço urbano a que estamos a dar vida. Só hoje estamos a plantar mais dez espécies diferentes, num total de cerca de mil árvores e arbustos que este espaço terá no futuro”, sublinhou o autarca.
O envolvimento da comunidade é crucial para este espaço verde que está nascer para todos e com a ajuda de todos, por isso e já no dia 6 de abril, a partir das 09h30 que a população vai ser convidada a fazer parte deste movimento e a vir plantar uma árvore e/ou arbusto em família.