Barreiro já tem Prato Regional | Entrega de Prémios do 21º Concurso de Gastronomia Ribeirinha

Publicado em 01-07-2019 Atualizado em 11-08-2023
gastronomia_1
gastronomia_1_premio
gastronomia_2olugar
gastronomia_aqui_ha
gastronomia_sushi_ko
gastronomia_trofeu
gastronomia_11

O Restaurante Grelhador Mor, com o prato Arroz de frutos do Tejo à Mor, foi o grande vencedor do 21º Concurso de Gastronomia Ribeirinha que decorreu entre 3 e 21 de junho, no Barreiro e que contou com 11 restaurantes a concurso. Para além do 1.º prémio, este prato, é de agora em diante o “Prato Regional do Barreiro”, cuja receita será entregue para que possa ser incluída na ementa de todos os restaurantes locais. Os Prémios foram entregues no dia 28 de junho, nos Paços do Concelho.

1º Lugar – Grelhador Mor
2º Lugar – Zeppelin com o prato Lombo de Bacalhau à Ribeira das Naus
3º Lugar – A Tentadora com o prato Arroz de Lingueirão

O Júri atribuiu ainda duas menções honrosas:
Menção Honrosa de Atendimento/Acolhimento – Restaurante Aqui Há
Menção Honrosa de Criatividade e Genuinidade – Restaurante Sushi KO

Frederico Rosa, Presidente da CMB lembrou o quão fundamental é a gastronomia para atrair gente a visitar o Concelho. “É muito importante a dinâmica que se tem criado ao longo dos anos, com este concurso, e agora também com a votação do doce do Barreiro às 7 maravilhas doces de Portugal, porque nos valoriza a todos, valoriza o Barreiro e a qualidade do nosso concelho”. O autarca agradeceu ainda “o empenho e esforço dos restaurantes a concurso por ser decisivo para a inovação da qualidade da oferta do Barreiro”.
A escolha do Prato Regional foi elogiada pelo Vereador responsável pelo Turismo, Rui Braga que se mostrou confiante na mais valia que tal representa para quem nos visita.
Clara Pereira, enquanto elemento do júri destacou o “sucesso no qual este concurso já se tornou, que tem melhorado a cada ano que passa”, sobretudo na forma como o júri é recebido e pelo “tempo disponível e forma dedicada como a confeção dos pratos é explicada”.

Fizeram parte do júri:
Clara Pereira, representante ERT-RL
Mauro Ribeiro da Silva, Presidente da AHRESP
Luís Narciso, Presidente da CVRPS
Chef Dina Oliveira, Individualidade consagrada na área da Gastronomia
Lúcia Sousa, representante da CMB

Recorde-se que o concurso visa dinamizar a restauração local impulsionando a gastronomia como Património Cultural e Produto Turístico.

Conheça um pouco mais dos restaurantes a concurso este ano AQUI