Barreiro implementa recolha seletiva de biorresíduos | Saiba o que é e como vai funcionar

Publicado em 02-11-2022 Atualizado em 20-11-2023

O Município do Barreiro inicia hoje, 2 de novembro, a implementação da recolha seletiva de biorresíduos. A operação com um custo total de cerca de 650 mil euros, apoiada pelo POSEUR- Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, prevê a realização de recolha porta-a porta em zonas piloto das Uniões de Juntas de Freguesia do Barreiro e Lavradio, do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, de Palhais e Coina e da Junta de Freguesia de Santo António da Charneca, dando um novo destino de valorização a restos alimentares e de jardim.

“Separar para Ganhar!” é o mote da campanha que acompanha e sensibiliza para a implementação deste novo circuito de valorização, enfatizando o processo de correta triagem e encaminhamento, e as mais-valias individuais e coletivas – como a sua sustentabilidade e reencaminhamento de recursos financeiros para investimento nas populações locais – deste projeto da Autarquia do Barreiro.
Serão efetuadas ações junto da população das zonas abrangidas pela operação, que se baseiam numa abordagem de contacto pró-ativo porta-a porta e telefone-a telefone, e em momentos de apresentação e de animação de rua, com caráter mobilizador e informativo, sobre procedimentos de correta deposição e vantagens de adesão ao novo sistema de deposição: gratuitidade, maior comodidade para os utentes e maior aproveitamento dos recursos.
Os biorresíduos constituem uma parte muito significativa dos resíduos urbanos, representando cerca de 40% de todos os resíduos recolhidos. Em resultado da operação espera-se atingir um acréscimo anual de encaminhamento para a reciclagem de 221,9 toneladas de biorresíduos provenientes da recolha seletiva.

Conheça AQUI as zonas abrangidas pela Recolha Seletiva de Biorresíduos!

Conheça AQUI tudo sobre o projeto piloto!