Barreiro atrai mais de 130 mil às Festas da Cidade

Publicado em 20-08-2018 Atualizado em 24-08-2023
Barreiro atrai mais de 130 mil às Festas da Cidade

Mastiksoul e José Cid, como já era previsível, lotaram o programa do último fim-de-semana das Festas do Barreiro. A edição 2018 terminou domingo, 19 de agosto, assim, em grande, com um espetáculo de fogo-de-artifício, este ano, lançado do Rio Tejo, logo após o concerto de José Cid. Estiveram, ao longo de dez dias, mais de 130 mil pessoas nas Festas do Barreiro. Além de José Cid e Mastiksoul, passaram pelo Palco das Marés grandes nomes da música, como Diogo Piçarra, Carminho e Quim Barreiros.

“A Festa foi um sucesso”, concluiu o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), que reuniu, no “backstage” do Palco das Marés, com uma parte da equipa que contribuiu para a realização do evento. Frederico Rosa lembrou que as Festas são feitas, também, por gente “invisível”, que, nos bastidores, contribuiu para o seu sucesso.

Manifestamente satisfeito, o Presidente sublinhou “os excelentes espetáculos” e uma “zona das tasquinhas completamente cheia”. Segundo Frederico Rosa, confirmou-se que as Festas funcionam “como ponto-de-encontro” de barreirenses vindos de todos os “cantos” do globo, desde os residentes até aos migrantes, nas terras mais longínquas. E, acrescentou: “Com muita gente, também, que veio de fora”.

Pela primeira vez EcoEvento, as Festas primaram pela “adoção de medidas ambientais adequadas que promovem os conceitos da sustentabilidade”.

Um EcoEvento é uma iniciativa pontual, que tem uma duração limitada e que é um exemplo de adoção de medidas ambientais adequadas que promovem os conceitos da sustentabilidade.

Com o apoio da Amarsul, é implementado um sistema de recolha seletiva de embalagens e vidro no local onde se realiza o evento, posteriormente encaminhadas para tratamento e valorização na Central de Triagem da Amarsul.

No domingo, dia 19, realizaram-se passeios de LARC (barcos anfíbios), na Praia de Alburrica, numa parceria com a Escola de Fuzileiros, que atraiu algumas centenas de participantes, e de Cicloturismo, em conjunto com a Fidalbyke.

O Spot da Juventude, dinamizado por associações do Concelho, reuniu, igualmente, um cartaz recheado de nomes de destaque no âmbito das expressões artísticas alternativas.

A Comissão de Festas 2018 foi constituída pelo Município do Barreiro, União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, Associação de Mulheres de Patologia Mamária, Banda Municipal do Barreiro, Jardim-de-Infância Dom Pedro V, Grupo de Dadores de Sangue do Barreiro, Instituto dos Ferroviários, Memória Colorida – Associação de Amigos da Colónia de Férias da CUF, Motoclube do Barreiro, Sociedade de Instrução e Recreio “Os Penicheiros”, Gasoline, Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, SOS Bicharada e Associação “Vem Vencer”. Integram, ainda, a Comissão, a título individual, os cidadãos barreirenses António Sardinha, Fernando Ribeiro e Cristina Ganhão.

Tudo sobre as Festas: