Festas do Barreiro 2015 | Fados & Companhia Limitada | 22h00 | Palco das Marés
Atualizado em 01-09-2023FADOS & COMPANHIA LIMITADA
UMA PARÓDIA MUSICAL COM “CHEIRINHO A FADO E AROMAS DO MUNDO.
Foi o slogan que decidimos usar quando em 2011 estreámos no Hotel Club D’ Azeitão este novo projeto de entretimento musical.
Este show, tem três vertentes distintas mas que se interligam, uma parte de poesia popular com textos inéditos e críticos sobre a cena social e política do nosso País, à “moda” sui generis dos Jograis, outra parte de introitos feitos Acapella numa amostra do potencial vocal coletivo do grupo e por fim os fados.
As escolhas dos fados recaiu sobre o estilo do “Fado Canção”, por ser mais atrativo e popular, mas a novidade está nos arranjos instrumentais originais e que mostram a versatilidade dos Companhia Limitada.
Porque é que usamos a definição de:
“Uma paródia musical com “cheirinho” a Fado e “aromas” do Mundo”
Bem, a paródia está nos textos ditos em jeito de poesia brejeira e teatral que o estilo jograis imortalizou, continuando com a crítica social e caricata do nosso Portugal
O cheirinho a Fado?
Porque os fados estão presentes com a melodia e a letra inalterável, daí o termo “cheirinho” e os aromas são os vários arranjos que fizemos com ritmos de todo o Mundo, desde o cha-cha-cha, ao Bolero, ao fox, ao swing, à bossa nova, ao estilo Big band etc e até em Tango nós cantamos e tocamos Fado.
O cenário é simples, tentamos retratar um retiro de fado com uma mesa, toalha, copos, jarro de vinho (vazio claro) a respetiva velinha e as 3 fadistas que solam à vez e dizem os textos em coletivo onde eu (Carlos Camarão) também deixo o piano para encarnar o personagem de cada texto.
Pelo feedback que temos tido e pelas características populares do próprio espectáculo, acreditamos que em 2011 criámos uma mais valia (mais uma) para o nosso curriculum, mas como diz Sº Tomé …. é ver para crer.
Barreiro, 3 de Julho de 2015
Pelos Companhia Limitada
Carlos Camarão