Derrame de combustível | ATUALIZAÇÃO 4 de julho
Publicado em 03-07-2025 Atualizado em 04-07-2025Hoje, 4 de julho e no âmbito do incidente de poluição com um derrame de combustível, que ocorreu no Terminal Multiusos de Lisboa, a Proteção Civil informa que nos locais onde não foram detetados resíduos do poluente é permitida a entrada na água, nomeadamente:
Alburrica; Moinhos; Torralta e Copacabana.
Esta permissão cessa imediatamente nos locais onde forem detetados resíduos do poluente quer na água ou areia.
Mantém-se a interdição nos locais onde foram detetados resíduos do poluente, nomeadamente:
Bico do Mexilhoeiro;
Clube Naval;
Barra a Barra.
Não deve entrar na água;
Deve evitar a circulação nestas zonas
Importa ressalvar:
O edital n.º 26/2025 da Capitania do Porto de Lisboa, de 2 de julho, mantém-se em vigor até obtidos os resultados das análises da água efetuados pelo laboratório da APA;
A existência de resíduos de poluente restringe qualquer atividade recreativa, lazer, cultural e desportiva no Domínio Público Marítimo;
Qualquer atividade organizada e já autorizada, carece de validação pela Capitania do Porto de Lisboa no próprio dia do evento, pelo que deverá ser equacionada a possibilidade do seu adiamento até ao cancelamento do edital.
Aviso à População ( Publicado a 3 de julho)
No dia 1 de julho de 2025, pelas 15h55, ocorreu um incidente de poluição com derrame de combustível, do tipo intermédio, durante uma operação de reabastecimento no Terminal Multiusos de Lisboa – TML, em Lisboa. Foram ativadas equipas da Capitania do Porto de Lisboa e da Autoridade Portuária para em conjunto procederem à contenção do produto poluente, preparando a posterior recolha.
Tendo surgido detritos nos areais da zona do Seixal, que indiciam que possam estar relacionados com este incidente, e em articulação com a Delegação Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e a Agência Portuguesa do Ambiente, aplicando o Princípio da Precaução em Saúde Pública, a Capitania do Porto de Lisboa emitiu um edital restringindo o acesso da população às zonas afetadas onde seja visível o poluente na água ou na areia.
Durante a madrugada de dia 03 de julho, o derrame atingiu a zona do Barreiro, pelo que se aplicarão as mesmas restrições de acesso, determinadas pela Autoridade Marítima para a zona do Seixal.
O Serviço Municipal de Proteção Civil do Barreiro encontra-se a acompanhar a situação e emitirá os necessários avisos para proteção da população.
A Proteção Civil informa que:
- Não deve entrar na água;
- Deve evitar a circulação nas zonas afetadas.