Início / Viver / Educação Ambiental e Gabinete Florestal / Centro de Educação Ambiental / Sapal do Rio Coina
Sapal do Rio Coina
Atualizado em 01-09-2023
Índice
Integrado na Reserva Natural Local (RNL) o Sapal do Rio Coina é uma zona húmida com 160 hectares repleta de biodiversidade.
Aves, residentes e migratórias, peixes, juvenis em zona de berçário, plantas halófitas (tolerantes à salinidade) e invertebrados aquáticos, na água e no sedimento, são alguns dos motivos pelos quais este Sapal é um ecossistema de enorme importância que devemos conservar.
Localizado entre as reservas naturais dos estuários do Tejo e do Sado, o Sapal do Rio Coina é, sobretudo, conhecido pelas atividades de observação de aves que aí têm lugar. No entanto, cumpre um importante papel na purificação de água doce, graças à grande capacidade de retenção e filtração de compostos poluentes, como herbicidas, pesticidas e metais pesados, reduzindo assim os níveis de poluição da água. Serve de barreira natural de controlo a cheias e inundações para as zonas adjacente e também funciona como recarga dos aquíferos subterrâneos com água filtrada e limpa.
Impedir o progressivo desaparecimento destas zonas húmidas é uma missão conjunta.
Conhecer para preservar é uma missão diária materializada nas visitas guiadas que fazemos à RNL, porque acreditamos ser a forma mais correta de estabelecer contacto direto com o nosso património natural, paisagístico e cultural.
Se pretende agendar uma visita guiada com a equipa técnica e especializada do CEACentro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e..., dirija-se à receção deste equipamento, local a partir do qual informamos e orientamos os visitantes em geral.