Recolha bilateral de resíduos indiferenciados na freguesia do Lavradio | Alteração da tipologia de contentores avança em abril

Publicado em 25-03-2024 Atualizado em 26-03-2024
Contentor bilateral

A Câmara Municipal do Barreiro (CMB), informa que a partir de abril e durante os próximos meses, vai proceder à substituição da atual tipologia de contentores (verdes) de resíduos indiferenciados nas freguesias do Lavradio, Barreiro e Verderena, por outra tipologia de contentores (cinzentos), à semelhança do que já acontece no Alto do Seixalinho, Santo André e Loios.
Esta alteração no tipo de equipamento (contentores com 2,500 litros), cuja recolha é efetuada de forma bilateral, por oposição à tradicional recolha traseira, permite uma redistribuição dos contentores no espaço público, razão pela qual haverá uma diminuição do número de equipamentos existentes.
Face a esta mudança e sobretudo no seu início, a CMB apela para uma correta deposição dos sacos de lixo, dentro dos novos contentores e alerta para o facto da localização de alguns pontos de recolha poder ser alvo de alteração.
Ainda assim, esta (re)localização obedece às regras da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que estipula que entre o ponto de produção do resíduo, até ao seu ponto de depósito, a distância seja inferior a um raio de 100 metros, em área urbana.

. É de extrema importância a colaboração de todos, devendo ser respeitadas as indicações de deposição. Lembre-se que os contentores da sua rua nos próximos meses vão passar a ser cinzentos e é aí que deve colocar o seu saco de resíduos indiferenciados devidamente fechado.

. Se o contentor que habitualmente utiliza for removido, desloque-se, por favor, ao mais próximo para efetuar o depósito.

. Não deite lixo fora do contentor, nem acumule entulho. A saúde pública é também a sua saúde! Ajude-nos a manter o Barreiro mais limpo!

Para mais informações contacte a Divisão de Resíduos e Higiene Urbana, através do telefone 212 068 574.