Projeto A Poupança | Prazos de validade da maquilhagem. Até quando é seguro usar?
Publicado em 14-07-2025 Atualizado em 14-07-2025A validade dos cosméticos é determinada após a realização de três tipos de testes de estabilidade. Um teste é realizado antes de abrir a embalagem, um outro depois de a abrir e o outro de degradação acelerada. Estes testes são realizados pelas empresas responsáveis pela produção dos cosméticos, antes de os colocarem à venda.
Quem usa maquilhagem, seja todos os dias ou esporadicamente, sabe que há produtos que vão ficando por usar durante muito tempo e para além do que o prazo da validade indica. Há sombras com tonalidades que não se usa com frequência, produtos que foram comprados apenas para um evento especial, ou mesmo o esquecimento dentro da mala ou na gaveta. Exemplo disto são as malas de maquilhagem, que juntam numa única caixa tipos de cosméticos variados, desde sombras a batons, as quais ficam guardadas durante largos meses sem serem usadas.
Antes de voltar a usar estes produtos, há várias questões que deve colocar: Será que ainda estão bons? Como determinar a validade dos cosméticos? Que tipo de maquilhagem é mais propensa a contaminação? Quanto tempo se pode guardar estes produtos?
Segundo os regulamentos europeus, os produtos devem conter informação sobre a data até à qual o produto cosmético, armazenado em condições adequadas, continua a desempenhar a sua função inicial, a que se chama data de durabilidade mínima.
No caso dos produtos que têm uma durabilidade mínima de 30 meses, prazo este que abrange uma grande parte dos cosméticos, a indicação da data do fim da validade não é obrigatória. Contudo, as embalagens devem indicar o período durante o qual o produto cosmético é seguro após a sua abertura e pode ser utilizado sem causar danos ao consumidor.
Esta informação é referida na caixa do produto através de um ícone semelhante a um boião aberto, seguido por um algarismo e uma letra, “M” para meses e “A” para anos.
Abre imagem imagem representativa de rótulo de maquilhagem
Uma vez abertos, alguns produtos são mais propensos a contaminações e outros possuem componentes que se podem estragar. A água e os óleos são dos compostos que aumentam o risco de contaminação do cosmético, em virtude de ser um meio favorável ao desenvolvimento dos microrganismos, salientando que os óleos ao oxidarem, estragam o produto. Assim os produtos de maquilhagem mais propensos a contaminação são as bases e corretores de olheiras. Por serem emulsões, contêm água e óleos.
Outros cosméticos devem ser descartados após o fim do prazo da validade referido na embalagem. São eles os de aplicação oftálmica, que sejam compostos por água. O uso destes produtos contaminados poderá levar ao desenvolvimento de infeções oftalmológicas ou conjuntivites.
Os batons também se estragam, uma vez que são compostos por óleos e cera, que acabam por oxidar e podem rançar. Além disso, o contacto com a boca pode aumentar o risco de contaminação. Este processo é fácil de identificar, porque o produto fica com cheiro e sabor diferente.
Com menor risco de desenvolvimento de bactérias e fungos são os cosméticos em pó, como as sombras para os olhos e os blushes, uma vez que são produtos anidras, isto é não têm água. Apesar de serem mais seguros, mesmo passando o período de validade, será sempre de usar o seu bom senso no momento de os usar. Se o cosmético parecer estranho, como não conseguir formar a sombra ou se verificar alguma alteração, pode estar estragado e é melhor deitar fora.
Outro sinal de que o cosmético está contaminado, é o aparecimento de pintas brancas ou pelos no seu conteúdo. Neste caso, o produto deve de imediato ser descartado para evitar possíveis complicações ao nível dermatológico. No caso das caixas ou malas de maquilhagem, que contêm vários tipos de cosméticos, como sombras, blushes, batons e outros, aplicam-se as mesmas indicações, acima mencionadas.
Como referimos no início desta informação, os cosméticos são testados no invólucro original, como forma de se determinar a validade dos produtos dentro do seu espaço/embalagem. Uma vez abertas as embalagens deixamos dois conselhos para que possa manter os produtos seguros e conservados durante mais tempo:
- Não guarde a maquilhagem na casa de banho. É o sitio mais húmido da habitação e desta forma, favorável ao desenvolvimento de bactérias e fungos.
- Use pincéis limpos quando aplicar os produtos. Se o pincel estiver contaminado vai por certo contaminar a sua maquilhagem.
Em suma:
- Os produtos cosméticos têm uma validade baseada nos testes de estabilidade realizados pelas empresas antes da comercialização.
- Alguns tipos de maquilhagem podem ser mais propensos a contaminação por microrganismos, por motivo de terem água na sua composição ou menos resistentes ao tempo, por conterem componentes que oxidem.
- Verifique sempre se o produto mantém as condições originais antes de o aplicar na pele, pela sua segurança.
Mais informação em:
- https://portalinfocosmeticos.pt/regulamentacao/qual-e-o-prazo-de-validade-de-um-produto-cosmetico/
- https://viral.sapo.pt/artigos/prazo-de-validade-da-maquilhagem-seguro-usar/
- https://www.infarmed.pt>documents/15786/1076326/decreto_lei_20296-98.pdf
Partilhe esta informação e siga as próximas.