Projeto A Poupança | Poupe utilizando de forma eficiente os eletrodomésticos. IV Parte
Publicado em 04-04-2025 Atualizado em 04-04-2025Como poupar ao utilizar de forma eficiente os eletrodomésticos Parte IV – Máquina de Lavar Loiça?
Os consumos energéticos associados à máquina de lavar loiça são da ordem dos 3% numa habitação. Este número terá tendência a aumentar, uma vez que cada vez, mais lares portugueses estão equipados com este tipo de eletrodoméstico. Apresentam potências relativamente elevadas, sendo dos eletrodomésticos que mais energia consomem por ciclo de utilização.
Entre 80 a 96% da energia consumida diz respeito ao aquecimento de água de lavagem e ao aquecimento de ar para a secagem da loiça, processo este pouco eficiente do ponto de vista energético.
Uma grande parte das máquinas existentes no mercado tem disponível um programa económico, normalmente indicado como ECO, mais curto e em que a lavagem da loiça é feita a temperaturas mais baixas, permitindo a poupança de energia e de água.
Tenha em conta:
- Adapte o programa a utilizar à sujidade da loiça a lavar. Na lavagem de loiça de uma refeição normal, grande parte das vezes não necessita de programas, muito agressivos ou de temperaturas de lavagem elevadas.
- Limpe bem os restos de comida da loiça. Se precisar de passar a loiça por água antes de a meter na máquina, faça-o com água fria. Se deixar a loiça de molho no lava-loiça durante 10 a 20 minutos em vez de usar corrente, estará também a poupar água.
- Evite, sempre que possível, fazer pré-lavagem da loiça. Utilize-a apenas para loiça muito suja, com comida ressequida ou queimada.
- Opte, sempre que possível, por programas com temperaturas baixas, mesmo que sejam mais longos. Verifique se a máquina tem disponível um programa ECO e utilize-o.
- Evite lavar se a máquina tiver pouca loiça. Utilize a máquina apenas quando estiver totalmente cheias sem a sobrecarregar. Mesmo que a sua máquina tenha programa de meia carga, é preferível juntar mais loiça e fazer um programa de carga completa, uma vez que os consumos de água e energia deste tipo de programas continuam a ser significativos. Se precisar de alguma peça de loiça com urgência, é preferível lavá-la á mão.
- Proceda regularmente à limpeza do filtro da máquina. Além de poder deixar a loiça com resíduos de comida, um filtro sujo leva a um maior consumo de energia pela bomba da água na lavagem.
- Interrompa o ciclo de lavagem depois do enxaguamento e antes da secagem. Abra a máquina, permitindo a secagem da loiça ao ar. Desta forma conseguirá poupar entre 33 a 50% da energia de um ciclo completo de lavagem. A energia que se poupa desta forma pode dar para um dia de funcionamento de um combinado ou um ciclo de lavagem de roupa completo a 30ºC.
- Se ao utilizar um programa de temperaturas mais baixas verificar resíduos de detergente na loiça lavada, substitua as pastilhas por detergentes em pó ou em liquido.
- Verifique os depósitos do sal e abrilhantador com regularidade e mantenha-os sempre cheios. Estes produtos permitem um melhor desempenho da máquina nas fases de lavagem e secagem.
- Prefira sempre os períodos de vazio para lavar a loiça, se tiver tarifa bihorária contratada.
Não esquecer
Poupança de energia:
- Limpar bem os restos de comida da loiça;
- Utilizar programas de baixas temperaturas;
- Utilizar a máquina apenas quando estiver totalmente cheia, sem a sobrecarregar;
- Abrir a máquina antes da secagem e deixar a loiça seca ao ar;
Desperdício de energia:
- Fazer pré-lavagem da loiça;
- Lavar com a máquina pouco cheia;
- Programas de temperaturas elevadas.
Ao implementar estas medidas permitirá reduzir em mais de 50% o consumo de energia da sua máquina de lavar loiça. Saiba mais no projeto EcoSave, que poderá consultar no site www.ecosave.org.pt, que lhe permitirá poupar energia, dinheiro e o ambiente.
Aprenda a poupar energia, o meio ambiente e o seu dinheiro.
Partilhe esta informação e siga as próximas.