Projeto A Poupança | Como escolher a sua air fryer?
Publicado em 04-02-2026 Atualizado em 05-02-2026As air fryer são mais rápidas e económicas do que o forno, e mais saudáveis do que as fritadeiras tradicionais, por cozinharem com menos gordura. Uma fritadeira a óleo utiliza um banho de óleo a alta temperatura para fritar os alimentos. Nos modelos a ar, a gordura dos alimentos ou a adicionada aquece, replicando o efeito de fritura que se obtém nos modelos convencionais.
Normalmente, os fabricantes indicam a capacidade do recipiente da fritadeira em litros. Deve ter este aspeto em consideração, bem como a quantidade de pessoas para quem costuma cozinhar, para escolher um modelo com capacidade suficiente. De modo a garantir que a refeição chega para todos, sem ser preciso repetir a confeção, siga-se estas indicações:
- para 1 a 2 pessoas, um modelo até 3,5 litros de capacidade;
- para 3 a 4 pessoas, um modelo de 4 a 5 litros de capacidade;
- para 5 ou mais pessoas, um modelo a partir de 6 litros.
As air fryers têm tamanhos diferentes. Pondere onde quer colocá-la e tire as medidas para garantir que cabe na bancada da sua cozinha. Não se esqueça de verificar se o cabo tem comprimento suficiente para alcançar a tomada onde vai ligar a fritadeira, pois não é conveniente usar extensões.
A potência da fritadeira a ar influencia o consumo de energia e a velocidade de produção de calor. Estes aparelhos, no geral, não são muito gastadores. Comparativamente ao forno elétrico, demoram, por exemplo, menos 10 minutos a preparar 100 gramas de batatas fritas e consomem cerca de três vezes menos.
O painel de controlo da air fryer pode ser digital ou manual. Os modelos digitais podem facilitar a visualização do tempo restante para cozinhar.
Alguns modelos permitem ligação wi-fi ou por Bluetooth a uma app da marca, para aceder a receitas ou controlar a temperatura e o tempo de funcionamento do seu aparelho através de um smartphone ou Tablet. Esta ligação não é essencial, até porque convém estar por perto para agitar os alimentos quando for necessário.
Vantagens e desvantagens
Ao contrário das fritadeiras clássicas, que utilizam uma grande quantidade de óleo para cozinhar os alimentos, as air fryers dependem da intensa circulação de ar quente para produzir refeições crocantes e perfeitamente cozinhadas, sem odores fortes. Revelam-se, ainda, mais práticas de usar e lavar, pois são, regra geral, mais leves. Os fabricantes destacam os benefícios das air fryers para a saúde, rotulando-as até de “fritadeiras saudáveis”. Embora algumas dessas afirmações sejam exageradas, este tipo de fritadeira pode ser uma forma mais saudável de cozinhar alimentos devido à pequena quantidade ou nenhum óleo usado no processo de fritura de ar quente.
Mas, fritar “sem” óleo não impede a formação de acrilamida, uma substância potencialmente cancerígena, que surge em alimentos ricos em açúcares e em asparagina (aminoácido), quando submetidos a elevadas temperaturas. Ainda não é claro se os equipamentos a ar conduzem a menor produção daquela substância do que os banhos de óleo. Alguns estudos apontam para quantidades ligeiramente inferiores, outros, para teores idênticos, mas o potencial de formação está sempre presente.
Pontos positivos
- Usam muito menos óleo do que as fritadeiras a óleo;
- Causam menos odores;
- São mais leves, mais práticas e mais fáceis de lavar;
- Podem ser usadas como um pequeno forno.
Pontos negativos
- Fritam a altas temperaturas (embora menores do que numa fritadeira tradicional), o que potencia a formação de acrilamida, uma substância potencialmente cancerígena;
- Os fritos ficam menos crocantes;
- Podem não ter volume suficiente para cozinhar para toda a família.
Evitar a acrilamida
A acrilamida foi classificada como potencialmente cancerígena pela Agência Internacional para a Pesquisa do Cancro. No caso das batatas fritas, existem vários fatores que podem influenciar a formação de acrilamida, como a variedade, a temperatura a que são conservadas e até a forma como são cortadas. Para minimizar a formação de acrilamida, tenha alguns cuidados:
- Selecione variedades de batatas adequadas para fritura (com baixo teor de açúcares redutores). Consulte os rótulos das batatas pré-embaladas;
- Conserve-as corretamente. As batatas devem ser guardadas a uma temperatura entre 6ºC e 10ºC. Quanto mais baixa for a temperatura de armazenamento, maior quantidade de açúcares redutores se forma;
- Evite que as batatas armazenadas germinem (“grelem”). Para isso, guarde-as num local escuro: na despensa, por exemplo;
- A espessura dos palitos influencia a formação de acrilamida nas batatas fritas: palitos mais espessos contêm menores níveis desta substância do que palitos mais esguios;
- Antes de fritar, e depois de cortadas, passe as batatas por água quente. Esta operação permite uma remoção significativa dos níveis de açúcares presentes nas batatas;
- Seque-as bem antes de as fritar, envolvendo-as num pano ou em papel de cozinha.
Fonte: DECO
Partilhe esta informação.