Skip to main content

Projeto A Poupança | A importância da luz natural e a poupança de energia elétrica

Publicado em 11-08-2025 Atualizado em 19-08-2025
Imagem ilustrativa de informação do CIAC do Barreiro

A luz natural é essencial para a saúde física e mental, regulando o ciclo circadiano, promovendo a produção de vitamina D e melhorando o nosso bem-estar. Além disso, a luz natural reduz o consumo de energia e, consequentemente, os custos com eletricidade, e contribui para a sustentabilidade.

O ciclo circadiano, também conhecido como ritmo circadiano, é um ciclo biológico interno que dura aproximadamente 24 horas e regula diversos processos fisiológicos e comportamentais em seres vivos, incluindo humanos. Este ciclo é influenciado principalmente pela luz e escuridão, afetando funções como sono-vigília, temperatura corporal, produção hormonal e metabolismo.

Por estas razões é uma das necessidades energéticas mais importantes nos nossos lares em virtude de representar cerca de 14% da eletricidade que consumimos em casa.

A luz natural tem uma enorme influência no nosso bem-estar. Para usufruirmos de uma boa iluminação natural, devemos utilizar nas janelas materiais que permitam a entrada direta de luz;  utilizar cores claras nas caixilharias e paredes junto às janelas; preferir cores claras nas paredes e tetos conduz a um melhor aproveitamento da iluminação natural e a redução da artificial; não deixar luzes acesas em divisões que não estamos a utilizar; reduzir iluminação ornamental em zonas exteriores, como jardins, pátios, etc; manter limpas as lâmpadas e respetivas proteções, para obter mais luminosidade, sem aumentar a potência; substituir as lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas mais eficientes como, por exemplo, as lâmpadas florescentes compactas para um nível idêntico de iluminação, que poupará até 80% de energia e duram 8 vezes mais.

Na substituição, dê prioridade aos espaços que usa mais. Adaptar a iluminação às suas necessidades e dê preferência à que é localizada. Para além de poupar, conseguirá ambientes mais confortáveis. Coloque reguladores de intensidade luminosa eletrónicos e use lâmpadas tubulares fluorescentes onde necessite de luz por muitas horas, por exemplo, na cozinha.

Nos halls, garagens ou zonas comuns, coloque detetores de presença para que as luzes se acendam e apaguem automaticamente.

Saiba como melhorar a iluminação em sua casa. A luz certa em sua casa explica como ter boa luz e alerta-o para o consumo de energia que a iluminação representa.

Saiba mais em https://www.adene.pt/

Partilhe esta informação e siga as próximas.

Font Resize