Início / Município
Município
Atualizado em 25-09-2023
Índice
Brasão e Bandeira do Município
Armas – Escudo de prata, nó aberto de corda, de verde, posto em faixa e movente dos flancos. Em chefe, uma cruz de Santiago, de púrpura, acompanhada à dextra de uma roda de indústria, de verde, e à sinistra de um cacho de uvas púrpura folhado de verde. Uma conta, duas faixetas ondadas de azul, onde navega uma muletaEmbarcação tradicional típica do Rio Tejo de negro, realçada de ouro, vestida de vermelho mastreada e encordoada de negro. Coroa mural de cinco torres de prata. Listel branco com letras a negro : ” CIDADE DO BARREIRO “.
A cruz da Ordem de Santiago de púrpura – O Barreiro, pelo seu valor natural, foi uma das comendas de tão notável Ordem, de púrpura, por este esmalte ser o mais nobre e porque assim se representa a Ordem que tantos serviços prestou a Portugal. O cacho de uvas – Representa aqui a parte agrícola, como elemento representativo da riqueza da terra.As faixetas ondeadas de azul – Representam o rio Tejo.
MuletaEmbarcação tradicional típica do Rio Tejo de negro, realçada de ouro, vestida de vermelho – Barco de pesca, típico da região, de negro, por este esmalte significar heraldicamente, honestidade e firmeza e representa a terra. É indicado o ouro para realçar o barco, porque este metal representa a riqueza e significa constância e poder. O vermelho é indicado para as velas do barco significa vitórias.
Fonte: Ordenação heráldica do brasão e bandeira, publicada no Diário da República, III Série de 16/05/1986