Skip to main content
Tradutor do google

Urban Sketchers Barreiro | Cores, Linhas e História no Jardim dos Franceses

Atualizado em 06-05-2025
Dia Nacional dos Jardins

Ponto de encontro: 09h00 junto ao Coreto do Jardim dos Franceses
Limite de participantes: 25 (todas as idades)
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e decorrem até 22 de maio através do endereço de e-mail daevee@cm-barreiro.pt

O Dia Nacional dos Jardins, que se comemora pela segunda vez no Barreiro, vem novamente realçar a importância e a vivência destes espaços. Este ano, para além de usar todos os sentidos, como a audição dos piares e zumbidos, o olfato das aromáticas, e a visão com as cores pintadas pela primavera, vamos registá-las em desenho.
A Divisão de Ambiente, Espaços Verdes e Eficiência Energética convida o Urban Sketchers Barreiro, um grupo de desenhadores locais, a promover a atividade “Cores, linhas e história no Jardim dos Franceses”, que contam já com vários eventos e exposições organizados no Barreiro desde 2017. Divulgar o desenho aos habitantes do Barreiro e arredores é o mote deste grupo descontraído. Pretende-se olhar para a cidade de outra forma, pelo prazer de desenhar em caderno e em comunidade. É este o espírito deste movimento que procura aliar as diferentes formas artísticas e dar a conhecer esta forma de arte.
Junta-se então esta forma de ver e de registar momentos, lugares e pessoas, a este dia que surge em homenagem ao Arquiteto Paisagista Gonçalo Ribeiro Telles e ao seu legado na proteção do ambiente, na defesa da paisagem e na promoção da qualidade de vida dos cidadãos.
Porquê celebrar este Dia Nacional dos Jardins no Jardim dos Franceses?
Porque é indiscutivelmente um espaço onde são muitas as vidas e momentos que passaram e passam por este espaço único e singular do Barreiro. Com história e estórias, pretende-se dar a conhecer este espaço como uma zona de reflexão e de desacelerar dos tempos modernos. Um espaço que ajuda a promover a saúde mental, onde o som das aves, do vento a desafiar as folhas nos fazem remontar aos espaços naturais. Mas como objetivo primordial queremos que mais do que memórias ressalvar a importância de todo o património arbóreo deste jardim, digno de um botânico.
Tragam os vossos cadernos, de qualquer tamanho e formato, os vossos meios de registo, desde canetas, lápis, aguarelas, lápis de cor e tudo o que possa servir para registar pormenores e tudo o que vos chame a atenção!

Data
25 Maio 2025