Transitions, connecting Barreiro across space and time | Workshop
Atualizado em 05-02-2026Sábado, dia 1 de abril, decorre, das 10h00 às 13h00, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, a apresentação dos resultados do Workshop Interdisciplinar Internacional “Transitions – CONNECTING BARREIRO ACROSS SPACE AND TIME”, que decorre desde 26 de março, numa iniciativa aberta à população.
Programa:
- 10h00 – Abertura da sessão, Vereador Rui Lopo
- 10h05 – Apresentação do Workshop, Isabel Ramos (Instituto Superior Técnico, IST)
- 10h20 – Apresentação dos trabalhos realizados
- Mapping the invisible: old and new identities
- Barrier-o: connecting neighbourhoods
- Revitalizing Barreiro’s Rail History
- Reawekening the historic center
- 11h20 – Pausa para café
- 11h35 – Apresentação dos trabalhos realizados
- Quint’Arte – Where energy meets nature
- Barreiro’s fishing industry: restoring their cultural heritage
- The Bi-rreiro – connecting Barreiro by bike
- Connection, action & resilience: Green Infrastructure vision for Barreiro
- 12h35 – Período de perguntas e respostas
- 13h00 – Conclusões, Isabel Ramos (IST)
- 13h15 – Conclusão da sessão, Vereador Rui Lopo
As conclusões serão apresentadas em inglês e português.
Organizado pelo IST, Universidade da California Berkeley e Universidade de Ghent, em conjunto com a Câmara Municipal do Barreiro (CMBCâmara Municipal do Barreiro), este Workshop envolveu estudantes de planeamento urbano e ambiental.
Entre as suas várias iniciativas previstas no programa, contou, nomeadamente, a 27 de março, com uma visita de estudo ao território do Barreiro, com início na Quinta da Várzea, em Coina, passando por vários locais escolhidos pelos alunos para o desenvolvimento dos respetivos trabalhos.
O Vereador Rui Lopo participou na Sessão de Abertura, realizada, a 26 de março, no IST, com a comunicação “Barreiro: passado, presente e futuro?”