Skip to main content
Tradutor do google

Exposição de Tapeçaria “Aventura Modernista Brasileira”

Atualizado em 01-09-2023
Exposição de Tapeçaria “Aventura Modernista Brasileira”

4 fevereiro a 26 março | Aventura Modernista Brasileira, Exposição de Tapeçaria
Desenho de Antonio Delei, Bordados de Evelyn Tom Back
Piso 1 | Galeria Amarela
Inauguração: 04 fevereiro | Sábado – 18h00
(Inauguração conjunta com a exposição de Fotografia Split de Flávio Andrade)

Artista Plástico brasileiro.

«Variações em seis tapetes de grandes formatos sobre o tema da pintura Abaporu / 1928, de Tarsila do Amaral. Os desenhos transpostos para as tapeçarias são estudos do ícone do Grupo Antropofágico e do modernismo brasileiro iniciado com a Semana de Arte em 1922 / São Paulo.
No quadro original, o personagem é apresentado em primeiro plano, de perfil e com proporções agigantadas, em posição estática e central sobre fundo plano. A pose é “clássica”, mas o tratamento plástico é antiacadémico e tem gerado, ao longo de seus quase 90 anos, uma gama de interpretações para além das recorrentes alusões à escultura: O Pensador (1904) de Augusto Rodin, ou de síntese do universo primitivo da arte indígena.
Represento a grande figura solar ao abandonar sua postura fixa pela movimentada curiosidade da Aventura Modernista em busca de fontes da Arte Universal. Os tapetes retratam os roteiros da viagem do Abaporu pelos continentes: América do Sul e Central, África, Europa e Ásia. Revelam encontros com o ideal de beleza personificado por figuras femininas em diferentes paisagens culturais.
A arte propaga a sua presença acima das fronteiras geo-ideológicas. Esta apropriação da imagem Tarsiliana coloca o Abaporu como obra-signo que alimenta o imaginário no polémico território das ressignificações artísticas.
Saudações Antropofágicas!»
António Delei

Entrada Livre

Mais informações:
Divisão de Promoção Cultural
Auditório Municipal Augusto Cabrita
212 068 230 | cultura@cm-barreiro.pt

Data
4 Fevereiro 2017 até 26 Março 2017
Local