Skip to main content
Tradutor do google

Apresentação do livro “Don Juan – A Travessia Interior de um Mito em Desassossego”

Atualizado em 25-06-2025
Imagem da Apresentação do livro de Sara José Calisto | 26 junho 2025 | Na Biblioteca Municipal

No dia 26 de junho às 18h00, na Biblioteca Municipal do Barreiro – Sala Multiusos, vai ter lugar a apresentação do livro “Don Juan – A Travessia Interior de um Mito em Desassossego”, de Sara José Calisto. A apresentação estará a cargo de Teresa Martins Marques e Susana Marta Pereira.

Sobre a autora, Sara José Calisto:

  • No ano de 1975, nasceu em Lisboa.
  • Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses e Franceses, em 1997, pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa.
  • Em 1998, abraçou a docência das disciplinas de Português e Francês, tendo passado ao longo da carreira, pelo ensino público e privado, onde exerceu cargos de coordenação, orientação pedagógica e assessoria.
  • Em 2000, realizou uma Pós-Graduação em Literaturas Comparadas Portuguesa e Francesa, na FCSH da Universidade Nova.
  • Em 2023, na mesma universidade, concluiu o Mestrado em Estudos Portugueses, na especialidade de Literatura e Outras Artes.
  • Ao longo da jornada docente, tem realizado várias formações e especializações na área da pedagogia e da literatura, tendo, em 2024, obtido a acreditação enquanto formadora na área da prática pedagógica-didática da formação contínua de docentes, pelo Conselho Científico – Pedagógico de Formação Contínua da Universidade do Minho.
  • É uma apaixonada pela Família, pelo Ensino e pela Literatura.

Sinopse do livro “Don Juan – A Travessia Interior de um Mito em Desassossego”:
Em tempos de efémeras conquistas e paixões instantâneas, em que a mulher desafia as condutas tradicionais e se reescrevem os códigos da sedução, como se cumpre Don Juan? Numa sociedade em que a conquista se concretiza com um toque digital, que papel está reservado ao eterno sedutor?
Estas questões sublinham, na verdade, as complexidades de um tempo em que as narrativas ancestrais são continuamente desafiadas por novas formas de relacionamento, de expressão e de reivindicação pela igualdade. Ao revisitarmos o mito de Don Juan, à luz das dinâmicas contemporâneas, emergem inquietações que transcendem a ficção e tocam o âmago das tensões sociais que ainda persistem. Nesse sentido, esta leitura propõe uma análise crítica da figura donjuanesca, assim como uma reflexão sobre o modo como os discursos literários podem servir de espelho — e, por vezes, de denúncia — das estruturas patriarcais, das identidades em conflito e das resistências que delas brotam.
É nesse confronto entre passado e presente, entre mito e realidade, que reside o potencial transformador da literatura. Ao convidar o leitor a mergulhar nas páginas deste ensaio literário, a autora procura, mais do que oferecer respostas, suscitar novas perguntas — aquelas que nos permitem olhar o mundo, e a nós mesmos, com outros olhos.

Público em geral | Entrada gratuita
Org.: CMB

Data
26 Junho 2025