Dia Internacional das Florestas | Barreiro integra rede nacional de “Escolas Amigas do Polinizadores”

Publicado em 04-04-2024 Atualizado em 04-04-2024
Dia Internacional das Florestas 2024 | Barreiro na rede nacional de
Dia Internacional das Florestas 2024 | Barreiro na rede nacional de "Escolas Amigas do Polinizadores" (EB Padre Abílio Mendes)
Dia Internacional das Florestas 2024 | Barreiro na rede nacional de
Dia Internacional das Florestas 2024 | Barreiro na rede nacional de "Escolas Amigas do Polinizadores" (Casquilhos)
Dia Internacional das Florestas 2024 | Barreiro na rede nacional de
Dia Internacional das Florestas 2024 | Barreiro na rede nacional de "Escolas Amigas do Polinizadores" (Quercus)
Dia Internacional das Florestas 2024 | Barreiro na rede nacional de

Desde 21 de março, data em que se assinalou o Dia Internacional das Florestas, o Barreiro passou a fazer parte da rede de Escolas Amigas do Polinizadores. Aderiram a este projeto a EB 2/3 Padre Abílio Mendes e a Escola Secundária de Casquilhos.

A manhã começou com uma sessão de sensibilização para os alunos do 6° ano da Padre Abílio Mendes, dinamizada por Margarida Monteiro, da Quercus, na qual também participaram duas das professoras mais envolvidas com a horta que existe nesta escola há já quatro anos. De mãos na terra, alunos e professoras criaram um corredor para polinizadores, que os jovens encheram com plantas e flores silvestres.

No lançamento de sementes de girassol, malva, tremocilha azul, calêndula, rabanete e outras plantas, também esteve Rui Pedro Pereira, Vereador no Município com a área da sensibilização ambiental. “Hoje [dia 21 de março] demos mais um importante passo enquanto Concelho amigo dos Polinizadores. Este trabalho de sensibilização já começou o ano passado, precisamente no Dia Internacional das Florestas e hoje, nestas escolas que aderiram à rede nacional, estamos a lançar à terra sementes de esperança num mundo mais amigo do ambiente. Hoje plantamos junto destas gerações para que outras venham colher no futuro”, disse o autarca.

Na entrada da horta foi colocada a placa que sinaliza este projeto. À tarde, a mesma metodologia teve lugar na Escola de Casquilhos junto de dezenas de alunos. Depois da ação de sensibilização sobre insetos polinizadores, importância da polinização e ameaças a mitigar, a comunidade educativa envolvida no projeto procedeu à criação de mais um espaço seguro para os polinizadores e para toda a biodiversidade que, no futuro, queira visitar estes pequenos bosques de plantas autóctones. A primeira rega foi feita de imediato.

No Dia Internacional das Florestas o Concelho do Barreiro juntou-se, assim, aos municípios de Leiria, Lisboa e Portalegre que integram esta rede e já receberam o selo de “Escolas Amigas dos Polinizadores”, um projeto da Quercus ANCN, em parceria com a Jerónimo Martins e a Câmara Municipal do Barreiro, e ao qual se associaram o Centro de Educação Ambiental e a União das Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena.
Mais informações podem ser obtidas em quercus@quercus.pt.