Início / Conhecer / Património Cultural e Arquivo Histórico / Património Edificado / Património Rural
Património Rural
Atualizado em 12-04-2023Índice
Apesar de ser mais conhecido pelo seu desenvolvimento industrial, o concelho do Barreiro teve também uma forte relação com o mundo rural.
Beneficiando de uma localização estratégica que o coloca facilmente em contacto com o grande centro consumidor da capital, era para ali que escoava os excedentes agrícolas, produzidos nas suas quintas e campos de cultivo.
Nos finais do século XIX a atividade agrícola foi cedendo lugar à indústria e à expansão urbana. Grande parte das quintas foram alienadas, destruídas e acabaram por desaparecer.
Atualmente a atividade agrícola no concelho é insignificante. Porém, o passado rural ainda é testemunhado por alguns edifícios e complexos rurais, existentes nas freguesias do Lavradio, Barreiro, Palhais e Coina.
Uma das quintas mais famosas do Lavradio, cuja existência data do século XV, foi a Quinta de Barra-a-Barra, onde D. João II terá estanciado por algum tempo em 1492. Dela apenas sobreviveu o topónimo na atual Praceta a que emprestou o nome.
Outra quinta muito famosa, em virtude de o seu proprietário ter sido Brás Afonso de Albuquerque (filho do conhecido Vice-Rei da Índia), foi a Quinta do Meloal, cuja localização se situa para as bandas do Bairro dos Atores. O seu nome ainda surge na cartografia do Século XIX.
Também aqui pode ser citada a Quinta da Fonte, onde nasceu D. Luís de Mendonça Furtado e Albuquerque, por mor de quem D. Pedro II concedeu o titulo de Vila ao Lavradio, em 1670.
Mas, nesta freguesia é possível encontrar, até agora, alguns exemplares, de que se destacam.