Início / Conhecer / Património Cultural e Arquivo Histórico / Património azulejar do Barreiro / Exposição – Património azulejar do Barreiro
Exposição – Património azulejar do Barreiro
Atualizado em 11-05-2023Mais de 500 pessoas visitaram a exposição “Património Azulejar do Barreiro” e tiveram a oportunidade de conhecer dezenas de fotografias integradas num levantamento promovido por um grupo de fotógrafos do Barreiro, designadamente: Ana Ferreira, Ana Rodrigues, António Barata, Esmeralda Barão, Isabel Seruca, João Silva, Joana Antunes, José Calado Mendes e Paulo Iglésias. A seleção de fotografias teve a assinatura do fotógrafo barreirense Cláudio Ferreira.
Fotógrafos e respetivos trabalhos:
- Ana Ferreira;
- Ana Rodrigues;
- António Barata;
- Esmeralda Barão;
- Isabel Seruca;
- Joana Antunes;
- João Silva;
- José Calado Mendes;
- Paulo Iglésias.
De referir que o evento conta com o apoio do fotógrafo barreirense Cláudio Ferreira.
O Concelho do Barreiro apresenta-nos um património azulejar diversificado e rico.
Consideramos que este deve ser alvo de identificação, inventariação, restauro, conservação e divulgação.
Numa perspetiva estratégica de intervenção concebemos que o Plano de Ação de Divulgação do Património Artístico Azulejar deverá ser faseado no tempo e no espaço, assim o ponto de partida será a Freguesia do Barreiro e em especial a sua zona antiga, pois esta apresenta-se como a maior área geográfica, partindo num segundo momento para as restantes freguesias do nosso Concelho.
Debruçando-nos no caso especial do Barreiro Antigo, podemos afirmar que os seus edifícios nos apresentam uma variedade e complexidade azulejar rica em termos artísticos. No entanto, com o passar do tempo, temos assistido à sua degradação e assistimos à perda deste património tornando-se por isso urgente a criação de um plano que apele e sensibilize para a importância deste património artístico passando, forçosamente e obrigatoriamente, pela divulgação do mesmo.
Este projeto, tem como objetivo criar um Plano de Divulgação/Sensibilização para preservação do Património Azulejar do Barreiro, só possível através do envolvimento de parceiros, alguns pela natureza das suas atividades profissionais estudaram e abordaram esta temática e de novos pelos projetos em que se encontram.
Consulte o Catálogo AQUI: