Skip to main content

CMB e AMB saúdam Galitos FC, GD Fabril, FC Barreirense e Luso FC

Publicado em 23-04-2024 Atualizado em 23-04-2024
Brasão Barreiro

Aniversários pelo Desporto no Barreiro” é o título da Saudação que Câmara Municipal do Barreiro (CMB) e Assembleia Municipal do Barreiro (AMB) aprovaram, destacando Galitos FC, GD Fabril, FC Barreirense e Luso FC, “pelo aniversário nesta data emblemática de Abril”. Nas suas reuniões de 17 e 18 de abril, respetivamente CMB e AMB homenageiam, ainda, “os homens e mulheres que fazem parte dos órgãos sociais dos clubes e que abnegadamente se empenham na grande maioria das vezes voluntariamente”.

O desporto constitui um dos mais estranhos fenómenos que se manifestam na sociedade atual. De facto, sendo uma atividade que muitos defendem não ‘servir para nada’, afirma-se ao longo da última metade do seculo XX como uma atividade social em crescimento verdadeiramente exponencial em todo o mundo”, “escrevem” ambos os documentos citando Melo de Carvalho.

Os dois textos recordam o que a Constituição da República Portuguesa no seu Artigo 79.º (Cultura física e desporto), determina:
1. Todos têm direito à cultura física e ao desporto.
2. Incumbe ao Estado em colaboração com as escolas e as associações e coletividades desportivas, promover, estimular, orientar e apoiar a prática e a difusão da cultura física e do desporto, bem como prevenir a violência no desporto”.

O desporto, é, conforme mencionam ambos os documentos, “uma das indústrias que mais evoluiu na última época, contribuindo de maneira substancial a nível mundial para o PIB dos respetivos territórios e cujos montantes cada vez se vão tornando mais dilatados”. E prosseguem: “A par dos benefícios económicos, diretos ou indiretos, o desporto promove inúmeras externalidades positivas nomeadamente as relações sociais, saúde, defesa do ambiente, entretenimento, reabilitação, educação, consolidação de e culturas, facilitando a integração social de pessoas que à partida seriam discriminadas e melhorando naturalmente e de forma automática a qualidade vida/bem-estar das populações, coletiva e individualmente. De acordo com artigo. 2, nº 1 a) da Carta Europeia do Desporto (1992) do Conselho da Europa ou o Livro Branco sobre o Desporto (2007) proveniente da Comissão Europeia, é todo o tipo de atividade física que, mediante uma prática organizada ou simplesmente esporádica, tem por finalidade a expressão ou melhoramento da condição física e psíquica, o desenvolvimento das relações sociais ou a obtenção de resultados em competições de qualquer nível”.

A Cidade do Barreiro é reconhecida como uma cidade do desporto e do Associativismo, onde a formação desportiva é a sua base de sustentação com um historial carregado de sucessos, feitos e memórias.
As associações barreirenses, os seus dirigentes, treinadores, árbitros, pais e respetivos atletas têm contribuído de forma irrepreensível para o sucesso do desporto barreirense e para enobrecer o nome da cidade e o seu legado desportivo.
Sendo também reconhecido o empenho do Município no apoio ao Desporto”, rematam as saudações.