CIAC | Relatório final do Apagão ibérico de 28 de abril de 2025
Publicado em 20-03-2026 Atualizado em 20-03-2026O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIACCentro de Informação Autárquico ao Consumidor) informa:
O CIACCentro de Informação Autárquico ao Consumidor recebeu da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) a informação acerca do Relatório Final ao apagão Ibérico de 28 de abril de 2025.
O painel de Peritos da ENTSO-E, que investiga o apagão de 28 de abril de 2025 em Portugal e Espanha, do qual a ERSE faz parte, publicou hoje, dia 20 de março, o seu relatório final. Este relatório, disponível no site da ENTSO-E, apresenta um relato factual, técnico e objetivo do incidente para informar de forma transparente todos os interessados.
O relatório identifica as principais causas do incidente e contém recomendações de medidas de reforço da resiliência do sistema elétrico europeu, promovendo a transparência, a aprendizagem e a melhoria continua na operação do sistema.
Para mais informações, aceda à ERSE Explica em: https://www.erse.pt/media/mxwkbflv/erseexplica_relatório-final_20março-2026.pdf
Pode ainda consultar a ENTSO-E: https://www.entsoe.eu/news/2025/10/03/28-april-blackout-in-spain-and-portugal-expert-panel-releases-comprehensive-factual-report/
Partilhe esta informação.