Skip to main content

Carnaval das Escolas | Desfiles 12 e 13 de fevereiro, 10h

Publicado em 26-01-2026 Atualizado em 27-01-2026
Cartaz dos Desfiles de Carnaval das Escolas 2026 sobre o Barreiro e os rios, dias 12 e 13/2

Os Desfiles de Carnaval das Escolas 2026 realizam-se a partir das 10h00, no dia 12 de fevereiro, no Barreiro, Palhais e Santo André, e no dia 13 de fevereiro no Alto do Seixalinho, Lavradio e Santo António da Charneca.

Percursos
12 de fevereiro:

  • Barreiro: (partida: Av. Alfredo da Silva (junto ao “McDonalds” – Av. Henrique Galvão – Rua Almirante Reis – chegada: Praça Bento de Jesus Caraça);
  • Palhais: (partida: Rua dos Monges – Rua dos Franciscanos – chegada: Rua dos Espatários);
  • Santo André: (partida: Escola Secundário de Santo André – Rua D. Afonso de Albuquerque – chegada: EB Telha Nova).

13 de fevereiro:

  • Alto do Seixalinho: (partida: Rua da Recosta – Rua 20 de Abril – Rua Miguel Bombarda – Av. Santa Maria – chegada: “Colégio Minerva”);
  • Lavradio: (partida: Av. J.J. Fernandes – Rua D. Luís Furtado de Albuquerque – chegada: Largo do Mercado Municipal);
  • Santo António da Charneca: (partida: Rua 4 (em frente à EB de Santo António) – Rua 6 – Rua 2 – Rua 1 – Rua 5 – chegada: Rua 4).

O conjunto de Desfiles de Carnaval das Escolas do Barreiro é um evento anual que mobiliza a comunidade educativa do Concelho. Envolvendo milhares crianças dos estabelecimentos de ensino públicos e privados, os desfiles constituem uma oportunidade para celebrar a identidade local, promover a expressão criativa e fortalecer o compromisso entre a comunidade educativa e a população.

Os desfiles irão contar com o envolvimento de crianças, alunas/os e membros do pessoal docente e não docente, que percorrerão as ruas do Concelho, com as suas máscaras e trajes coloridos.

“O Barreiro e os Rios” é o mote para 2026. A temática visa explorar a relação histórica, ambiental e social do território com os rios Tejo e Coina. Pretende-se sensibilizar a população para a preservação dos ecossistemas ribeirinhos e valorizar a memória coletiva do Barreiro, enquanto cidade de tradição fluvial.

Font Resize