Skip to main content

Árvores de Natal: de plástico ou pinheiro natural?

Publicado em 29-12-2025 Atualizado em 29-12-2025
Imagem ilustrativa de informação do CIAC do Barreiro

Da árvore de Natal artificial à árvore de Natal natural, não existe uma resposta objetiva sobre qual a mais sustentável.
Considerando a árvore artificial, quanto à sua produção, embalagem, transporte e todo o restante processo até chegar a casa do Consumidor e, ao fim de vida útil da árvore e da embalagem.
Considerando a árvore natural, a necessidade de esta germinar ao longo de cerca de 11 anos, (idade adequada para o corte da mesma), o corte, a produção da embalagem, o transporte ao local da venda, e todo o restante processo até chegar a casa do Consumidor.
Concluímos que árvore sintética evita o abate das verdadeiras. Todavia tem um impacto ambiental superior ao da árvore natural. Concretamente é quase sete vezes superior ao impacto ambiental da árvore de Natal natural, o que significa que para a árvore de Natal artificial ser sustentável, a mesma terá de ser utilizada durante sete períodos natalícios, para podermos falar em compensação ambiental.

Não existe, por conseguinte, uma escolha certa ou errada. Tudo depende do perfil do consumidor.
Deixamos alguns conselhos para quem:
É adepto de árvores artificiais
• Evitar versões de árvores que tenham cores diferentes do verde habitual. As árvores brancas, douradas, vermelhas, azuis podem parecer uma boa ideia para este ano, mas provavelmente vai cansar e acabar por ser posta de lado.
• Comprar uma árvore com as dimensões adequadas para a divisão da casa onde habitualmente é instalada. Árvores demasiadamente grandes provocam algum conflito de espaço e ser frustrante a movimentação das pessoas dentro dessa divisão.
• Escolha uma árvore resistente e robusta o suficiente para durar muitos anos.
É adepto de árvores naturais
• Certificar-se de que a origem da árvore é sustentável e que não provém de práticas de desflorestação.
• Não comprar árvores cuja origem seja fora de Portugal.
• No caso de ter um terreno grande, opte por comprar uma árvore em vaso e, depois da época natalícia, plante a árvore no seu terreno.
• Comprar árvores que tenham sido cortadas para manter o terreno limpo na prevenção de incêndios.

O que fazer no fim de vida da árvore?
Independentemente do tipo de árvore escolhida, é importante perceber que a árvore vai chegar ao fim de vida, mais cedo ou mais tarde. Quando acontecer, importa saber o que se deve fazer e onde se deve colocar a árvore.

No caso de um pinheiro natural: quando desmontar o pinheiro de Natal, pode dar várias soluções à árvore. Plantá-la, como já foi referido. Pode reaproveitar a madeira como biomassa e colocá-la na lareira ou ainda, caso não tenha lareira, pode entregar num ecocentro.

No caso de uma árvore artificial: caso esteja em boas condições, pode tentar vendê-la em segunda mão. Se não for possível ou não tiver esse interesse, procurar doar a familiares, amigos ou a instituições de caridade que queiram receber este tipo de produtos. Por outro lado, caso a árvore já não se encontre em boas condições, deverá ser colocada no lixo indiferenciado. Apesar de ser de plástico e metal, dois materiais recicláveis, a verdade é que não é uma embalagem e, como tal, não deve ser colocada no ecoponto.

Seja consciente nas suas escolhas e dê um presente ao Planeta.
Partilhe esta informação e siga as próximas!

Font Resize