ATUALIZAÇÃO | Perigo de incêndio rural encerra Mata da Machada até 19 de agosto
Publicado em 02-08-2025 Atualizado em 18-08-2025ATUALIZAÇÃO a 17 de agosto 2025
Governo prolongou a declaração de situação de alerta para o território continental, até às 23h59 de dia 19 de agosto (terça-feira), para todo o território continental. Assim, a Mata Nacional da Machada permanecerá encerrada, estando interdito o acesso, a circulação e a permanência no espaço durante o período indicado.
ATUALIZAÇÃO a 13 de agosto 2025
O Governo prolongou a declaração de situação de alerta para o território continental, até às 23h59 de dia 15 de agosto (sexta-feira), para todo o território continental. Assim, a Mata Nacional da Machada permanecerá encerrada, estando interdito o acesso, a circulação e a permanência no espaço durante o período indicado.
ATUALIZAÇÃO a 8 de agosto 2025
Notícia de 3 agosto 2025
O Serviço Municipal de Proteção Civil do Barreiro informa que, de acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos dias:
- Subida da temperatura máxima, para valores perto dos 40°C, com noites tropicais (temperatura >20°C);
- Humidade relativa do ar, inferior a 30% com fraca recuperação noturna;
- Vento, fraco;
- Instabilidade atmosférica;
- PIR (Perigo de Incêndio Rural) no Barreiro, elevado nos dias 03 e 04 de agosto, moderado nos restantes dias.
- Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt
Efeitos expectáveis
Condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de incêndios rurais e consequente dificuldade acrescida nas operações de supressão e rescaldo.
Medidas
Face a esta situação, o Governo declarou situação de alerta para o território continental, que entra em vigor às 00h00 de domingo, dia 3 de agosto e prolonga-se até às 23h59 de quinta-feira, dia 7 de agosto.
No âmbito da declaração da situação de alerta, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil, serão implementadas as seguintes medidas de caráter excecional:
- Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;
- Proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas;
- Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais;
- Proibição de realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal;
- Proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas.
A Proteção Civil do Barreiro recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.
Acompanhe a evolução do perigo de incêndio em www.ipma.pt e www.icnf.pt
NÃO FAÇA FOGUEIRAS | NÃO ATIRE CIGARROS PARA O CHÃO
Em caso de emergência ligue 112