Alerta CIAC | Campanha RECALL – Segurança que se Confirma
Publicado em 10-12-2025 Atualizado em 10-12-2025O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIACCentro de Informação Autárquico ao Consumidor) informa, através da Direção-Geral do Consumidor (DGC), que foi lançada no dia 4 de dezembro a plataforma RECALL, um projeto desenvolvido pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal, com a colaboração do Instituto da Mobilidade e dos Transportes e o apoio da Direção-Geral do Consumidor.
Esta ferramenta permite que qualquer condutor verifique de forma simples, rápida e gratuita se o seu veículo está abrangido por uma ação de chamada (RECALL) por motivos de segurança, comunicada pelo fabricante do veículo. Basta introduzir a matrícula ou o VIN na plataforma RECALL e, caso o veículo esteja abrangido, o proprietário deve contactar um concessionário oficial da marca para a reparação sem custos. Os contactos estão disponíveis na plataforma.
É importante lembrar que as marcas podem introduzir novas ações de chamada a qualquer momento. Por isso, os condutores devem consultar a plataforma regularmente e com antecedência suficiente antes da data-limite da inspeção periódica obrigatória, evitando surpresas, caso seja necessário efetuar a reparação do veículo.
O papel dos centros de inspeção, de oficinas, e demais parceiros é fundamental para divulgar este serviço junto dos condutores, reforçando a segurança rodoviária, a proteção ambiental e a confiança dos utilizadores.
Contamos com o vosso apoio na partilha desta informação. Para o efeito, enviamos, em anexo, o cartaz digital desta campanha para utilização e partilha.
RECALL: Segurança que se Confirma.
Partilhe esta informação e siga as próximas.