CIAC | APSI promove ciclo de formação “Safer Consumer Mornings”
Publicado em 28-01-2026 Atualizado em 28-01-2026O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIACCentro de Informação Autárquico ao Consumidor), através da Direção-Geral do Consumidor (DGC) informa sobre o ciclo de formação promovido pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI). O ciclo de formação em apreço, é composto por três sessões de formação, gratuitas, as “Safer Consumer Mornings” – dedicadas à “Segurança e sustentabilidade dos produtos no novo quadro legal europeu”. Uma iniciativa que conta com o apoio da Direção-Geral do Consumidor.
Num contexto em que o papel das famílias e dos profissionais da área do consumo é cada vez mais determinante para garantir escolhas seguras, responsáveis e sustentáveis, esta iniciativa pretende reforçar o acesso à informação e à capacitação técnica, contribuindo para uma melhor proteção dos consumidores.
As sessões destinam-se, entre outros, a técnicos de associações de consumidores, centros de informação autárquicos ao consumidor, entidades de resolução alternativa de litígios de consumo, entidades fiscalizadoras, profissionais da administração pública, professores, formadores, técnicos ligados ao consumo sustentável e educação ambiental, bem como estudantes universitários com interesse na área da defesa dos consumidores e do direito do consumo.
O ciclo de formação decorrerá nas seguintes datas:
- 25 de fevereiro, às 10h30 (online);
- 4 de março, às 09h30 (presencial, nas instalações da Direção-Geral do Consumidor, em Lisboa);
- 12 de março, às 10h30 (online).
Ao longo das sessões serão abordadas temáticas como:
- Segurança dos produtos;
- Sustentabilidade e Passaporte Digital dos Produtos;
- Direitos dos consumidores;
- O novo papel das associações de consumidores.
A formação é certificada e os participantes que frequentem as três sessões terão direito a certificado emitido pela APSI, entidade acreditada pela DGERT.
As “Safer Consumer Mornings” realizam-se no âmbito do projeto ECP 8 80 – Capacitação de Profissionais de Defesa do Consumidor, focado na segurança dos produtos e na sustentabilidade no novo enquadramento legal da União Europeia. O projeto é implementado pela Federación Provincial de Consumidores y Usuarios de Alicante – Lucentum, pelo AIJU – Instituto Tecnológico e pela APSI, tendo já sido desenvolvido um primeiro ciclo de sessões em Espanha, em outubro do ano passado.
As inscrições encontram-se abertas e podem ser efetuadas através deste link: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=I5arGK9iHU2dyCLat1d6ZY1zkGXh5T9Bq3QW4DpTYENUMk1DS0ExTU5YRVhHNENSTE4wUTM5SUFGQy4u&route=shorturl
Partilhe esta informação.