CIAC alerta | Cola de alta resistência, da marca YZAN, vendida online
Publicado em 20-01-2026 Atualizado em 23-01-2026O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIACCentro de Informação Autárquico ao Consumidor) informa, através da Direção-Geral do Consumidor (DGC), que, no âmbito do Safety Gate (Sistema de alerta rápido da UEUnião Europeia para os produtos não alimentares perigosos)**, foi notificado o seguinte produto:
| Alerta n.º: | SR/01443/25 |
|---|---|
| Categoria: | Produtos químicos |
| Produto: | Cola de alta resistência |
| Designação: | ANAEROBIC ADHESIVE 243 – YZAN |
| Marca: | YZAN |
| Código de barras: | 7018777261 |
| Imagens: |
|
| Descrição do produto / da embalagem: | A cola anaeróbica, com polipropileno, é resistente a altas temperaturas. Esta cola é utilizada como vedante anti fuga para fixar parafusos de motociclos e de automóveis. O produto que se apresenta acondicionado num frasco de 50 g é vendido online e, em particular, via “temu.com” e “Amazon”. |
| País notificador: | França |
| País de origem: | China |
| Tipo de risco: | Químico |
| Defeito Técnico / Risco: | O produto não possui o aviso tátil de perigo exigido, indicando que é corrosivo para a pele e não está equipado com um fecho de segurança para crianças, o que permite um acesso fácil à cola. O produto não está em conformidade com o Regulamento relativo à classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas. |
| Medidas adotadas: | As medidas de “Aviso aos consumidores sobre os riscos” e de “Remoção desta listagem de produto pelo mercado online” foram adotadas no mercado do país notificador (França). |
| Sítio de Internet do “Safety Gate” | ec.europa.eu/safety-gate/#/screen/home |
** A Direção-Geral do Consumidor (DGC) é o Ponto de Contacto nacional do “Safety Gate (Sistema de alerta rápido da UEUnião Europeia para os Europeu visa detetar a existência de produtos considerados perigosos nos 27 Estados-Membros (e nos países da Associação Europeia do Comércio Livre – EFTA) para tomada de medidas pelas respetivas autoridades competentes.
A DGC, como Ponto de Contacto Nacional, recebe os Alertas relativas aos produtos perigosos, emitidos através do referido Sistema, e encaminha-os para as Autoridades de fiscalização do mercado para a eventual adoção de medidas (retirada do mercado, proibição de comercialização, etc.).
As Autoridades de fiscalização que podem tomar medidas para evitar a colocação de produtos perigosos no mercado nacional são: – a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica); – a ARAE (Autoridade Regional das Atividades Económicas da Região Autónoma da Madeira); – a IRAE (Inspeção Regional das Atividades Económicas da Região Autónoma dos Açores); – a AT (Autoridade Tributária e Aduaneira); – a ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações); – o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.); – o INFARMED (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P.); e – a PSP (Polícia de Segurança Pública).
Partilhe esta informação!

