Skip to main content

Como Reciclar e Tratar os Excessos produzidos no Natal

Publicado em 29-12-2025 Atualizado em 30-12-2025
Imagem ilustrativa de informação do CIAC do Barreiro

Em cada época natalícia existem decorações que são descartadas porque as pessoas se cansam delas. Já para não falar nos resíduos que se acumulam na ceia.
As embalagens dos presentes, tornam-se um caos.
O Natal é, de facto, uma época do ano onde são geradas toneladas de resíduos.
Todavia cada um de nós pode e deve fazer a diferença.

Nesta época de maior consumo, ponha em prática pequenas ações de reciclagem e de reutilização. Considere por em prática as sugestões que apresentamos e ofereça um presente grandioso ao planeta, do qual todos fazemos parte.

Mudar a árvore de Natal. O que fazer com a antiga?
Decidiu trocar a árvore. As árvores de natal em plástico podem ser reutilizadas durante anos. Se a árvore estiver em boas condições, mas está cansada/o de ver a mesma árvore, doe a uma instituição ou a uma família que não tenha condições para comprar. Caso esteja em mau estado, lembre-se que não é um produto reciclável e por isso deve colocá-la no lixo indiferenciado.
Por outro lado, ao invés de comprar uma árvore nova, procure ideias e personalize-as.

O que fazer com as sobras da comida da ceia de natal?
É uma época em que as mesas se enchem de iguarias, mas na maioria das vezes sobra comida.
Aproveite, sempre que possível, os alimentos que sobraram na conceção de novos pratos.
Seja criativa/o. consulte os livros de receitas ou apenas seja um “chefe” de trazer por casa.
Os alimentos que não podem ser reaproveitados devem ser colocados no contentor de recolha seletiva de bio resíduos.
O município do Barreiro já dispõe desta alternativa.

Saiba mais em:

 

Caso tenha um compostor em casa, os restos de alimentos podem ser aproveitados para fazer adubo orgânico. Senão for o caso, mas queira fazer compostagem de resíduos, verifique se o município tem a possibilidade de aderir à compostagem doméstica ou comunitária.

O que fazer com o lixo da cozinha?

Ele é a caixa de cartão do bolo rei, os guardanapos, as embalagens de takeaway, enfim é um acumular de lixo. Como fazer? Coloque as caixas de cartão com gordura e os guardanapos no lixo comum. Já os pacotes de plástico de alimentos, os sacos de plástico, as latas de bebidas, conservas e os pacotes de alimentos líquidos devem ser depositados no ecoponto amarelo. Faça o mesmo às garrafas e aos garrafões de plástico.
A loiça de plástico não pode ser reciclada, pelo que deve ser colocada no lixo comum. As embalagens de takeaway, desde que sejam de alumínio ou plástico, devem ser colocadas no ecoponto amarelo. Por isso, opte por loiça reutilizável. O esforço de a lavar vai compensar e o ambiente agradece.
Os óleos alimentares que usar para os fritos de Natal devem ser encaminhados para destinos adequados, chamados oleões, porque podem ser valorizados em produtos como biodiesel e sabão.
Com esta ação continua a presentear o Planeta.

Os copos partidos posso colocá-los no ecoponto verde?
Há sempre alguém que parte um copo do melhor serviço que colocámos na mesa de Natal. No ecoponto verde coloque apenas as garrafas, os frascos e os boiões de vidro, se não os reutilizar.
Se o vidro não fizer parte da reciclagem ou se tratar de copos, pratos, chávenas ou canecas, por exemplo, deve coloca-los no lixo indiferenciado.
No que respeita ás garrafas de vinho, existem as respetivas rolhas que são de cortiça, que devem ter como destino o Green Cork, que é um projeto de reciclagem, que cobre todo o país e incentiva os consumidores a depositar as rolhas de cortiça para reciclagem. Caso não tenha um ponto de reciclagem perto de si, guarde as rolhas e faça uma base para tachos e panelas.

Os presentes produzem muito lixo reciclável.
Mais presentes equivale a mais papel e mais embalagens. Muito deste lixo pode e deve ser reciclado.
As brochuras e instruções de montagem ou de utilização de equipamentos, os cartões de natal, as caixas de jogos, as embalagens de presentes e as revistas, os jornais, os catálogos de prendas e o papel de embrulho, devem ser colocados no ecoponto azul, destinado ao papel e ao cartão.
Atenção com o papel de embrulho. Se for brilhante ou reluzente, provavelmente significa que tem um tratamento que impossibilita a reciclagem. Estes materiais devem ser colocados no lixo indiferenciado.
Quer marcar a diferença, inove e utilize jornais, folhas de revistas para fazer embrulhos personalizados.

Boas Festas e que seja infinito tudo o que nos faz bem!
Partilhe esta informação e siga as próximas!

 

Font Resize