03 de junho | 16h00 | Biblioteca Municipal do Barreiro
“Nu e Cru” de Inês Caeiro
Poemas em estado Nu e Cru. Sem edição, apanhados de surpresa em livro. A liberdade é total. A rima acontece pelo jogo. Juntos contam oito histórias poéticas em oito capítulos. Amor, existencialismo e crítica social. Os poemas são como as árvores, nascem na terra, ocupam o espaço e o tempo da vida
Inês Maria Jorge Caeiro, 32 anos. Poeta e médica. Canhota, mas como parti o braço esquerdo no 5° ano, também consigo escrever com a direita. Barreirense desde 8 de novembro de 1990, agora de volta à Terra Natal. Vivi dos 20 aos 30 em Lisboa, Paço de Arcos e Parede.
Escrevi poemas em cafés, na rua, em festas, em todas as casas, com preferência pelo sofá. Já parei o carro para escrever um poema. Vivo a poesia em liberdade. Tenho alguns poemas publicados no livro Nu e Cru (2019). Participei na antologia Uno I (2022) e Uno II (2023). Partilho muitos poemas no Instagram, em @inesjcaeiro desde 2021.
Só me admiti poeta depois de centenas de poemas escritos, mas nunca tentei parar o impulso subtil do primeiro verso.”
“Irei Sobre o Silêncio” de Nuno de Sousa
“Irei sobre o silêncio” é sobre brisas que a vida ocorre, silenciosa, cálida, hoje quente, amanhã gélida, mas sempre ocorre, todos os dias diferentes, todos os dias a vida latejando no sangue, nos símbolos do que nos define, nos corpos, nos beijos, nos olás perdidos que espalhamos em redor de cada segundo que é o milagre de ser. assim, sobre o silêncio, irei, eu, todos, juntos, solitários, reviver os destinos que escolhemos. assim, sobre o silêncio irei, de alma em riste, olhar seguro, silencioso, passo a passo, estar.
Nuno de Sousa, Contista, poeta, cronista, nasceu a 18 de Outubro de 1979. Arquitecto de formação, MBA e Mestre em Gestão, escreve desde 1999, tendo maior relevo na área do conto, classificando-se em segundo lugar no Prémio Literário de Vieira do Minho em 2004, com o conto “depois do silêncio”, uma Menção Honrosa no Prémio Literário Pedro da Fonseca 2022 com o conto “o ciclo”, e vencedor do prémio “o que é ser Português” 2022 da Sociedade Histórica da Independência de Portugal com o conto “epopeia”.
Publicou em 2019 e em simultâneo os livros de poesia, “sal” e “de corpos frementes”, em edição limitada, entretanto já esgotada. Será feita uma 2ª edição em 2022. Publicou em meados de 2022 o livro de poesia “irei sobre o silêncio”, pela editora Cordel d’ Prata, que se encontra actualmente a promover.
Foi escritor convidado da coletânea “Uno”, e é frequentador assíduo dos eventos e acontecimentos literários e poéticos da zona de Lisboa.
Tem diversos livros já concluídos e pendentes de publicação, tanto de poesia como de contos, onde se enquadram os dois livros “O Gato e outras Estórias” e “Depois do Nevoeiro”, um livro de contos ficcionados abarcando 880 anos da História de Portugal.
Tem preparados diversos projectos na área do romance, sendo “Boémios” o que mais relevo tem, pela pretensão de mostrar e caracterizar o mundo alternativo e socialmente díspar das artes, bem como o seu enquadramento na linguagem urbana do século XXI, mais especificamente das artes literárias, a poesia e a performance artística.
Público em geral
Entrada Livre
Org.: CMBCâmara Municipal do Barreiro e Autores