ROTEIRO DAS FREGUESIAS DE SANTO ANTÓNIO DA CHARNECA | OPÇÕES PARTICIPADAS COM A POPULAÇÃO
Publicado em 08-01-2014 Atualizado em 03-08-2023No encontro com a população, em que participaram também os vereadores Regina Janeiro, Rui Lopo e Sónia Lobo e o Presidente da Junta de Freguesia de Santo António da Charneca, Vicente Figueira, a Vice-Presidente referiu que esta Freguesia tem sido das “mais trabalhadas nos últimos anos”. Sofia Martins falou sobre a obra, praticamente concluída, de regeneração urbana da Quinta da Mina e Cidade Sol, no âmbito do Programa “Cidade para Todos”. “Recebemos o feedback da população que considera que esta obra vem melhorar a qualidade de vida, nomeadamente em termos de abastecimento de água”. Ainda no âmbito deste Programa, a Autarca abordou outras intervenções, já concluídas ou em curso, como a requalificação do Pavilhão Municipal e do Parque da Quinta da Mina, os arranjos exteriores da Escola Básica do 1º ciclo da Cidade Sol, entre outras.
Sofia Martins referiu ainda a construção da Unidade de Saúde Familiar (USF), na Cidade Sol, “que trará uma nova dinâmica a esta zona”.
A Vereadora responsável pela Intervenção Social, Regina Janeiro, reforçou que este equipamento vai dar resposta a 16 mil utentes. “É um equipamento que marca uma área e ao qual ninguém fica alheio e que vai permitir alguma dinâmica económica. Conjuntamente à regeneração urbana, que está em fase final, vai alterar significativamente a Cidade Sol”.
Por seu lado, Rui Lopo, responsável pelos Transportes Coletivos do Barreiro, explicou que a entrada em funcionamento da USF implicará uma articulação nas carreiras nesta zona. “Atempadamente deveremos trazer à discussão as alterações que aí vêm”.
Em relação às Áreas Urbanas de Génese Ilegal, a Vice-Presidente enalteceu o trabalho efetuado pelas comissões de proprietários, em conjunto com a CMBCâmara Municipal do Barreiro e a Junta de Freguesia, no sentido da reconversão destas áreas.
Falou ainda da intervenção, efetuada há alguns anos, na conduta de abastecimento de água na Estrada Municipal 510. “Temos de continuar este trabalho e é uma das intervenções que queremos prosseguir nesta Freguesia”.
Vicente Figueira abordou, entre outros aspetos, as intervenções efetuadas nas escolas do 1º ciclo no âmbito da descentralização de competências para as freguesias, no sentido de melhorar as condições de ensino dos alunos de Santo António da Charneca.
As questões colocadas pelos munícipes foram, entre outras, a falta de pressão no abastecimento de água em algumas ruas da Vila Chã e os abrigos e carreiras dos Transportes Colectivos do Barreiro.
Reunião com alunos do 4º ano e visita à Igreja
No segundo dia do Roteiro das Freguesias, eleitos da CMBCâmara Municipal do Barreiro e da Junta de Freguesia visitaram a Escola Básica do 1º ciclo de Santo António da Charneca e conversaram com alunos do 4º ano sobre vários assuntos, designadamente algumas necessidades da escola, os problemas derivados dos dejetos caninos ou de lixo nas ruas do Concelho, o estacionamento indevido em cima dos passeios. Acerca destes assuntos, os eleitos pediram a colaboração dos alunos no sentido de incentivarem os adultos a terem bons comportamentos: amigos do ambiente e de respeito pelos outros.
De seguida, a comitiva visitou a Igreja de Santo António e conversou com o Padre José Luís Moreira essencialmente sobre a situação social e de carência económica vivida pelas famílias da Freguesia.
Reunião com comerciantes
Também ontem, dia 7 de janeiro, eleitos da CMBCâmara Municipal do Barreiro e da Junta de Freguesia reuniram com comerciantes da Freguesia, nomeadamente da Cidade Sol, no sentido de conhecerem os seus problemas e necessidades que, neste caso, prendem-se essencialmente com a requalificação dos dois centros comerciais.
Sofia Martins realçou o empenho e vontade da Autarquia para, em conjunto com os comerciantes, “ajudar a encontrar soluções. Queremos construir o futuro convosco”, salientando que “a CMBCâmara Municipal do Barreiro é vossa aliada no sentido de construir as dinâmicas que todos precisam”.
Os autarcas aproveitaram a ocasião para abordar o assunto da regeneração urbana da Quinta da Mina e Cidade Sol, bem como das restantes obras a decorrer ou já concluídas no âmbito do Programa “Cidade para Todos”, que valorizam esta zona da Freguesia.
O restante programa do Roteiro das Freguesias é o seguinte:
9 de janeiro
09h30 – Visita à Escola Básica do 1º ciclo da Cidade Sol
10h30 – Visita ao Jardim de Infância da Fonte do Feto
11h45 – Visita ao Bairro da Liberdade
15h00 – Visita à Escola Básica da Vila Chã
15h45 – Visita ao Cemitério da Vila Chã
16h30 – Visita a Estabelecimentos Comerciais
10 de janeiro
14h00 – Visita à Escola Básica da Penalva
15h00 – Visita ao Grupo Recreativo União Penalvense e a estabelecimentos comerciais