Skip to main content
Tradutor do google

Projeto A Poupança | Poupe utilizando de forma eficiente os eletrodomésticos. III Parte

Publicado em 27-03-2025 Atualizado em 27-03-2025
Imagem ilustrativa de informação do CIAC do Barreiro

Como poupar ao utilizar de forma eficiente os eletrodomésticos Parte III – Máquina de Lavar Roupa?

A máquina de lavar roupa representa cerca de 5% do consumo energético de uma habitação, sendo a temperatura de lavagem o fator principal desse consumo de energia.

Tenha em conta:

Entre 40% a 90% do consumo da máquina de lavar diz respeito apenas ao aquecimento da água. Grande parte dos detergentes existentes no mercado permitem a lavagem de roupa a frio com excelentes resultados, evitando assim a necessidade de recorrer a pré-lavagens ou temperaturas de lavagem elevadas, permitindo poupanças substanciais de energia.

Quando substituir a sua máquina, procure informação que lhe possa ser útil. Existem no mercado português máquinas de lavar roupa, denominadas bitérmicas, com 2 entradas de água, independentes, que permitem ser alimentadas por água fria da rede de abastecimento e água quente do sistema de águas quentes sanitárias da habitação, provenientes de uma caldeira, termoacumulador ou painéis solares. Este tipo de máquinas permite significativas poupanças de energia e de tempo na lavagem da roupa.

  • Opte por programas de baixas temperaturas e sempre que possível faça lavagens a frio. Para o mesmo programa, a diferença entre lavar a frio (30ºC) e lavar a 40ºC implica um aumento entre 10 a 30% de energia. A diferença entre lavar a frio e lavar a 60ºC implica um aumento do consumo de energia entre 200% a 400%. Ou seja, por cada lavagem a 60ºC poderia fazer 3 lavagens a frio! A energia consumida numa lavagem a 60ºC corresponde a mais de um dia de funcionamento de um frigorifico ou combinado.
  • Escolha um detergente que lhe permita obter bons resultados a baixas temperaturas. Caso opte por um detergente em pó, se o dissolver em água antes de o colocar na máquina obterá melhores resultados a todas as temperaturas mesmo com água fria.
  • Utilize a capacidade máxima da sua máquina, lavando apenas quando estiver cheia de roupa. Evite fazer diversas lavagens com cargas mais pequenas, pois vai estar a gastar mais energia por quilo de roupa para lavar. Caso não seja possível fazê-lo, utilize programas de meia carga, tendo em atenção que a meia carga não implica metade do consumo de água e energia.
  • Proceda regularmente à manutenção da máquina, utilizando produtos anticalcário para retirar as incrustações da resistência que aquece a água e que provocam um maior consumo de energia. Limpe o filtro com regularidade, de forma a manter o bom desempenho do aparelho.
  • Procure fazer as lavagens de roupa nas horas de vazio, se tiver tarifa bi-horária contratada.
  • Leia com atenção o manual de instruções da sua máquina, no sentido de perceber se a mesma dispõe de programas económicos. Prefira utilizar os programas que lhe permitam poupar energia, mesmo que sejam mais longos.
  • Tenha o cuidado de instalar a sua máquina de lavar roupa em locais secos, para prevenir a corrosão. O fato de encastrar a sua máquina de lavar roupa pode permitir-lhe poupar energia, dado o melhor rendimento do equipamento quando encastrado.

 

Não esquecer…

Poupança de energia:

  • Optar por programas de baixas temperaturas e o mais curtos possível
  • Utilizar a capacidade máxima da sua máquina
  • Escolher um detergente que permita obter bons resultados a baixas temperaturas

Desperdício de energia:

  • Ciclos de lavagem com temperaturas elevadas
  • Ciclos de lavagem com carga incompleta
  • Efetuar ciclos de pré-lavagem

Ao implementar estas medidas permitirá reduzir em mais de 50% o consumo de energia da sua máquina de lavar. Saiba mais no projeto EcoSave, que poderá consultar no site www.ecosave.org.pt, que lhe permitirá poupar energia, dinheiro e o ambiente.

Partilhe esta informação e siga as próximas.