Plano de saúde ou seguro de saúde | Conheça as diferenças e escolha sem dúvidas
Publicado em 06-05-2025 Atualizado em 06-05-2025Seguro de saúde e plano de saúde: embora possam parecer iguais, são diferentes! Muitos consumidores confundem estes dois produtos, mas cada um tem regras, coberturas, características e formas de funcionamento distintas. Saber distingui-los é muito importante. Conheça estes produtos e evite surpresas no momento da utilização. Descubra as principais diferenças e faça uma escolha informada e consciente!
Seguro de Saúde
É um contrato feito, exclusivamente, com uma empresa de seguros, que cobre riscos de saúde mediante o pagamento de um valor que se designa de prémio.
Permite pedir o reembolso de despesas médicas, por exemplo, consultas, exames e cirurgias, e pode também cobrir outros serviços, tais como, internamento hospitalar, próteses ou partos.
Dá acesso a uma rede de entidades convencionadas, onde a pessoa segura paga uma parte do preço tabelado, ou permite escolher livremente o prestador de cuidados de saúde e ser depois reembolsado de parte do valor pago.
Plano de Saúde
Também designado como “cartão de saúde”, trata-se de um produto que dá acesso a descontos diretos em consultas, exames e tratamentos dentro de uma rede de prestadores de cuidados de saúde (hospitais e médicos, por exemplo), previamente definida pela entidade que o comercializa.
Há quem lhe chame “cartão de desconto” dado que confere descontos no preço de alguns serviços privados de saúde, porém, sem a componente de cobertura de risco, que é típica da atividade seguradora.
Contratou um plano de saúde a pensar que era um seguro de saúde ou vice-versa? O serviço não corresponde às suas necessidades?
Leia atentamente as condições do contrato, incluindo a possibilidade de rescisão. Se precisar de apoio, contacte um Centro de Informação Autárquico ao Consumidor ou um Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo.
Partilhe esta informação e siga as próximas.