No próximo dia 16 de abril, pelas 17h00, terá lugar a apresentação do livro “Momentos”, de Emanuel Gois, no auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.
A sessão terá a apresentação de Maria Emília Pacheco. A declamação de poesia será de Rui Félix e o acompanhamento à viola por Francisco Naia.
A entrada é livre.
Sinopse:
Depois da publicação de “Algures no tempo”, volta o autor a trazer a lume novo livro, desta vez com o título “Momentos”.
Na obra “Momentos” há uma musicalidade mais acentuada e uma ironia latente, denotando um amadurecimento mais consciente, na relação com a palavra e no desenvolvimento dos temas, como acontece nos poemas “Pego no Carro”, em “Se o Mar Quisesse”, “Sopra a Brisa” e “No estender”.
O sentimento de desilusão sobre um tempo de juventude perdida perpassa no poema “Ontem” e no poema “Ouvi Dizer”.
Emanuel Góis convive com os seus próprios sentimentos, parte de si, do seu mundo, daquele com que se identifica, da união de todos os seus “eu”, e parte à procura do encontro com o outro, que o lê, em conformidade com o pendor para o subjectivismo. Sendo certo que os temas amorosos aparecem transversalmente a todo o livro, o tema principal que percorre a sua obra é a própria pessoa do autor.
É de si, da sua realidade, que fala o autor.
Da leitura dos poemas que o integram, estamos em crer que o leitor poderá identificar alguns deles com diversos temas e acontecimentos sociais, nos quais o autor lhes empresta o cunho próprio da sua sensibilidade poética.
O autor
Emanuel Gois é natural do Barreiro, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa. Foi jornalista durante doze anos, colaborando com os jornais «Record», e os extintos Diário Popular e Século, para além de colaborações na imprensa regional Gazeta da Sertã e Jornal do Barreiro.
Foi dirigente associativo e co-fundador da Associação Cívica do Barreiro e Persona – Associação de Apoio a Doentes Mentais Crónicos.
Exerceu o cargo de vereador da Câmara Municipal do Barreiro entre 1997-2001.