Desconfie de ofertas que parecem demasiado boas para ser verdade | Guardar os talões de compra
Publicado em 08-04-2025 Atualizado em 08-04-2025O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIACCentro de Informação Autárquico ao Consumidor) informa sobre a campanha de sensibilização para os consumidores da Direção Geral do Consumidor (DGC), sobre talões de compra:
Que comprovativos e provas devo guardar?
As faturas
- Peça sempre fatura e guarde-a.
- Tratando-se de uma compra, por exemplo, de um eletrodoméstico ou outro produto que avarie, basta a fatura para poder acionar a garantia (3 anos).
- Pode também tirar uma foto da sua fatura, para maior segurança, pois com o decorrer do tempo há talões que perdem a “tinta” das letras.
- É útil conservar também: recibo, comprovativo de transferência bancária (banco ou MBWay), sms (tudo o que tenha um suporte duradouro).
Os Contratos Escritos
- Sempre que a lei impõe a celebração de contratos escritos (banco, seguros, comunicações, arrendamento, compra e venda de casa…) tem de conservar estes documentos.
Nota: no caso dos contratos de empreitada (obras em casa e reparações) pode não haver em muitas situações um contrato escrito, mas peça sempre um orçamento escrito antes de concordar com a obra, e conserve este documento.
Partilhe esta informação e siga as próximas.