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Construção de um Percurso Ciclável na Avenida do Bocage

Publicado em 05-05-2025 Atualizado em 05-05-2025
Avenida do Bocage
Avenida do Bocage
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Designação do Projeto | Construção de um Percurso Ciclável na Avenida do Bocage
Código do Projeto | LISBOA2030-FEDER-01685900
Região de Intervenção | Barreiro
Entidade Beneficiária |Município do Barreiro
Data de Aprovação |  20-12-2024
Data de Início | 01-04-2025
Data de Conclusão | 01-10-2025
Custo Total Elegível | 261.512,12 €
Apoio Financeiro da União Europeia | 104.604,85€
Custo Total | 277.202,85€
Objetivo, Atividade e Resultados Atingidos | A presente intervenção visa a construção de um troço de um dos mais importantes percursos cicláveis do Barreiro programados em diferentes instrumentos de planeamento – na Rede Ciclável do Barreiro (RCB), no Plano de Mobilidade e Transportes Intermunicipais (PMTI) e no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da AML – o percurso ciclável da Avenida do Bocage, possibilitando a conetividade, em modo ciclável, a relevantes polos geradores/atractores de deslocações e viabilizando a interligação com outros percursos cicláveis cruciais para a RCB. Com esta ação pretende-se continuar a implementar a política municipal de integração efetiva dos modos ativos no sistema de deslocação municipal, atribuindo particularmente à bicicleta um papel significativo na mobilidade urbana quotidiana, nas deslocações de curta distância, enquanto modo de transporte socialmente equitativo, inclusivo e energeticamente eficiente, apostando em modos de deslocação com maior eficiência energética e ambiental, visando promover a qualidade do ambiente urbano, a redução da emissão de gases poluentes e de ruído, bem como a eficiência energética ao nível da mobilidade; expandir a rede ciclável municipal através de intervenções de infraestruturação do modo ciclável que promovam o desenvolvimento de uma rede de percursos cicláveis contínua, segura e confortável que percorra as zonas urbanas e funcionais do concelho, esteja articulada com os restantes modos de transporte, interligue os mais relevantes polos geradores/atractores de deslocações e incentive a utilização do modo ciclável “nos caminhos para as escolas”; prever espaços de circulação para a bicicleta na reformulação de vias existentes ou na projeção de novas vias locais, tendo em consideração a rede programada nos instrumentos de planeamento de mobilidade urbana sustentável; promover uma maior integração dos modos ativos no sistema de deslocações municipal como modos de transporte quotidianos, socialmente equitativos e inclusivos e energeticamente eficientes; constituir um eixo urbano ciclável transversal que potencie o desenvolvimento de sinergias ao nível das redes cicláveis intermunicipais e metropolitanas; incentivar a mobilidade ativa nas deslocações urbanas quotidianas de modo a promover a atividade física ligeira e favorecer a prática de hábitos mais saudáveis à população no modo como se deslocam; potenciar a dinamização de novos espaços públicos assente na mobilidade ativa, permitindo uma apropriação e interpretação diferenciada do espaço urbano nas suas diversas dimensões e a promoção da humanização e a descarbonização do espaço público.

 

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