Skip to main content
Tradutor do google

Comemorações do Dia Municipal do Bombeiro “É importante que o Barreiro seja visto com um exemplo, como um caminho a seguir, com um rumo, suportado por profissionais de excelência” – Presidente Frederico Rosa

Publicado em 30-05-2022 Atualizado em 03-08-2023
__1059
1/13

A Câmara Municipal do Barreiro e as duas Corporações de Bombeiros do Concelho – Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, e Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste comemoraram, no dia 28 de maio, o Dia Municipal do Bombeiro.
Ao longo da manhã, realizou-se o tradicional Hastear das Bandeiras, nos respetivos Quartéis. Seguiu-se a Cerimónia Solene com a entrega das Medalhas de Bons Serviços e Dedicação aos soldados da paz, com 10, 20 e 30 anos de serviço, e a entrega dos Certificados de Formação do Curso Básico para Equipas de Reconhecimento e Avaliação da Situação, no Parque Recreativo da Cidade (Polis).
Dirigindo-se aos bombeiros, o Presidente do Município do Barreiro, Frederico Rosa, expressou o “gosto em regressar a estas cerimónias”, relembrando os últimos dois anos de Pandemia. “Todos vocês conhecem bem o trajeto que reforçou, perante todos, a necessidade no investimento na Proteção Civil, no socorro e nas corporações de bombeiros: temos hoje cinco equipas de intervenção permanente, são 25 bombeiros profissionais”. Aproveitou a oportunidade para anunciar que assinou a carta para a Associação Humanitária Corpo de Salvação Pública poder fazer a sua candidatura para a sua terceira equipa (a sexta do concelho) e que, este ano, irá haver, pela primeira vez, na Mata da Machada, 24 horas de proteção dos Bombeiros, em permanência”.

Mais investimento da Autarquia

A Autarquia tem fortemente apostado no investimento nas corporações de bombeiros e no Serviço Municipal de Proteção Civil. Dirigindo-se a Hugo António, coordenador deste Serviço, Frederico Rosa anunciou o incremento de mais elementos, sendo no total seis, numa coordenação que considera “exemplar com os comandantes e corpos de bombeiros”. Anunciou, ainda, para este ano, a realização de formação, em conjunto com as corporações de bombeiros, para utilização de Drone, com visão noturna e câmara térmica, “para prestarmos melhor socorro em ambiente fabril, fogo rural ou urbano, ou nas praias e no rio para podermos, também à noite, prestar um socorro mais rápido e ágil e salvarmos vidas”, justificou.
A visão de futuro centra-se, para o Frederico Rosa, na ‘ambição’. “Nós queremos investir mais, é importante ter mais bombeiros profissionais, ter mais meios ao dispor da população, ter mais destacamentos avançados, ter mais proximidade e menos tempo de espera. É importante que o Barreiro seja visto com um exemplo, como um caminho a seguir com um rumo, suportado por profissionais de excelência”.
Proferiu uma última mensagem de coragem para os bombeiros e suas famílias: “vamos entrar na época dos fogos e não é fácil sair porta fora e enfrentar o perigo”.
Finalizou a sua intervenção com uma mensagem de força dirigida aos bombeiros: “olhem para o companheiro do lado, só em segurança podemos fazer o nosso trabalho. Tenham sempre presente que é vida por vida, com o Barreiro no coração. Ser Bombeiro é um orgulho e ser barreirense, um orgulho é”.
O Comandante dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, José Figueiredo, reconheceu o mérito de todos os homens e mulheres que prestam socorro e aproveitou a cerimónia para dar a conhecer os números de cada operação. Informou que os pedidos de socorro têm tido tendência de subida, em 2021 registou-se o número total de 12.117 intervenções no concelho do Barreiro.
De acordo com o Comandante, a corporação está focada em trabalhar para dar as condições necessárias para os bombeiros desempenhem a sua missão em segurança. “Temos de ser capazes de encontrar uma solução para garantir que um bombeiro, em caso de acidente grave, possa ter a garantia do pagamento dos tratamentos por parte do seguro, sem ter de pagar do seu próprio bolso”.
Agradeceu e reconheceu o papel de “extrema importância” das famílias. Aos condecorados e a todos os bombeiros, espera que “possam dar sempre o vosso melhor na defesa da vida, do património e do meio ambiente”. Garantido que “serão protegidos pela nossa Associação, se o sistema falhar convosco”.
Finalizou felicitando, publicamente, o Presidente Frederico Rosa pelo crachá de Ouro dos Bombeiros Portugueses, uma condecoração “absolutamente merecedora”.
Por seu lado, o comandante dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, Acácio Coelho, pediu aos bombeiros para refletirem na frase “sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe”, pois esta “é a diferença entre bombeiro e corpo de bombeiros”.
Neste último ano, a Câmara Municipal do Barreiro (CMB) fez um enorme esforço para dotar todos os corpos ativos com novos fardamentos. De acordo com o Comandante, este investimento “é uma excelente uniformização da farda, pois só assim podemos ser respeitados e considerados como parte integrante do futuro do Barreiro e dos barreirenses”. Por outro lado, salientou a importância da qualificação do serviço prestado. “Temos de apostar na formação para responder com qualidade e eficiência ao número cada vez maior de solicitações da população barreirense e concelhos limítrofes”.
Destacou o investimento por parte da CMB na formação de elementos ERAS (Equipas de Reconhecimento e de Avaliação da Situação), que permite ter quatro elementos de cada corpo de bombeiros especializados em missões especificas na ajuda à decisão, quer a nível do Concelho, quer a nível nacional; e a criação de um Gabinete de Psicologia, “para os ajudar na saúde mental e aconselhamento pessoal”.
De salientar que o Presidente Frederico Rosa e os dois comandantes proferiram palavras de solidariedade e respeito para com o Augusto Arnaut, Comandante dos bombeiros voluntários de Pedrógão, que em 2017, comandou as operações no grande incêndio em Pedrógão Grande e que hoje é arguido no processo, e perante a possível condenação, gerou a indignação dos comandantes.

Bombeiros recebem donativo

Na ocasião, teve lugar a entrega de um donativo no valor global de 5.956.05 €, às duas corporações, por parte da OleoTorres, com quem o Município do Barreiro tem estabelecido um protocolo para recolha e tratamento de óleos alimentares usados. Ao todo, foram recolhidos no último ano, 39 mil 707 kg de óleo usado, dos 61 oleões disponíveis em todas as freguesias do Concelho. Esta verba reverte a favor dos nossos bombeiros, assumindo-se como um contributo para ajudar a melhorar e reforçar os equipamentos, o que contribui para a melhoria das condições existentes.
As comemorações encerraram com o Desfile Motorizado das Forças, por todo o Concelho, aplaudido pela população, num momento especial de homenagem e agradecimento aos nossos Soldados da Paz.

Medalhas de Bons Serviços e Dedicação entregues aos bombeiros

Reconhecendo o valor do seu voluntariado, exercido com empenho ao serviço da comunidade, a Câmara Municipal do Barreiro deliberou atribuir as Medalhas de Bons Serviços e Dedicação aos seguintes soldados da paz com 10, 20 e 30 anos de serviço:

10 anos:

– Venâncio José Ventura Marçalo (Bombeiro de 3ª) – Bombeiros voluntários – Corpo de Salvação Pública
– Nelson Alexandre Loureiro Maria (Bombeiro de 3º) – Bombeiros voluntários do Sul e Sueste

20 anos:

– Luis Carlos Almeida Faustino (Bombeiro de 1ª) – Bombeiros voluntários – Corpo de Salvação Pública
– António Abel Sousa Teixeira (Bombeiro 3ª) – Bombeiros voluntários – Corpo de Salvação Pública

30 anos:

– José Honório Conceição Pereira (Chefe) – Bombeiros voluntários – Corpo de Salvação Pública
– António Miguel Henriques Duarte (Bombeiro de 3ª) – Bombeiros voluntários – Corpo de Salvação Pública

Na cerimónia realizou-se, ainda, a entrega do Certificado de formação do Curso Básico para Equipas de Reconhecimento e Avaliação da Situação aos seguintes bombeiros:
Dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste:
Subchefe Fernando Bento
Bombeiro de 1.ª Ricardo Pimenta
Bombeiro de 1.ª Nádia Conceição
Bombeiro Especialista Jorge Esteves
Dos Bombeiros Voluntários – Corpo de Salvação Barreiro
Adjunto de Comando João Pedro Patrício Campos dos Santos
Adjunto de Comando José Carlos Vagas Ferreira
Oficial de 2.ª Malgorzata Szmyd
Subchefe José Marques.