Skip to main content
Tradutor do google

Barreiro apresenta taxa de concretização de 100% no programa Eco-Escolas 2023/24

Publicado em 15-10-2024 Atualizado em 15-10-2024
Bandeiras verdes

Destinado a todas as Escolas Galardoadas, o Dia das Bandeiras Verdes Eco-Escolas, assinalado a 10 de outubro, decorreu em Torres Novas, e contou com a presença do Vereador Rui Pedro Pereira, em representação da Câmara Municipal do Barreiro, bem como de uma comitiva de trinta pessoas em representação das escolas do Concelho.
Este evento, promovido pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, é considerado o maior, a nível nacional, na área da educação ambiental, e reuniu mais de 3500 crianças, jovens, professores e autarcas de todo o país.
Nesta cerimónia foram premiadas as 17 Eco-Escolas do Barreiro, ou seja, a totalidade das escolas inscritas no ano letivo anterior.
Receberam a Bandeira Verde 2024, símbolo do compromisso assumido em prol da educação para o desenvolvimento sustentável, as seguintes instituições:

– EB Álvaro Velho;
– EB da Quinta Nova da Telha;
– EB de Palhais;
– EB do Barreiro (atual designação – EB Henrique Galvão);
– EB nº 9 do Barreiro (atual designação – EB Dona Francisca de Azambuja);
– EB 2,3 /Sec. Santo António;
– EB 2,3 Padre Abílio Mendes;
– EB1 Nº 6 do Barreiro;
– EB1 Nº 8 do Barreiro (atual designação – EB Américo Marinho;
– EB1/JI da Telha Nova;
– EB1/JI Nº5 do Barreiro;
– Escola Secundária Alfredo da Silva;
– Escola Secundária Augusto Cabrita;
– Escola Secundária de Casquilhos;
– Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal;
– Jardim de Infância nº 3 do Alto do Seixalinho;
– O Refúgio dos Fidalguinhos – Barreiro – Creche, JI 1º CEB.

Durante o decorrer da cerimónia, foram entregues os ‘Diplomas de Reconhecimento 2023/24’ do importante papel desempenhado pelos municípios parceiros, que apoiam este programa. Rui Pedro Pereira valorizou a prestação do Concelho do Barreiro enquanto mobilizador e transformador de vontades, em matéria de educação para a sustentabilidade. O Vereador salientou, ainda, as seis distinções (lugares de pódio e menções honrosas) de escolas do Barreiro nos prémios dos Desafios 2023/24. “Também nesta matéria felicito o empenho, dedicação e resiliência das escolas do Barreiro, que veem, uma vez mais, a qualidade do trabalho desenvolvido, aqui comprovada”.
Quando o Programa Eco-Escolas completa 28 anos em Portugal foi ultrapassado o marco das duas mil Bandeiras Verdes Eco-Escolas. Refira-se que este Programa envolve alunos de todos os graus de ensino, desde o jardim de infância ao superior. Para além dos temas base que continuam a ser “Resíduos”, “Água” e “Energia”, no ano letivo 2024/25, as escolas podem optar por escolher um dos 3 temas do ano: “Espaços Exteriores”, “Biodiversidade: Preservar e Regenerar ou “Ação Climática”.