Skip to main content

Exposição de Daniel Rodrigues | AWÁ GUAJÁ

Atualizado em 01-09-2023
Exposição de Daniel Rodrigues | AWÁ GUAJÁ

AUDITÓRIO MUNICIPAL AUGUSTO CABRITA
Piso 1 | Galeria Amarela

Patente até 17 janeiro 2016

DANIEL RODRIGUES
AWÁ GUAJÁ

Fotógrafo português que ganhou o primeiro prémio na categoria de “Daily Life” do World Press Photo 2013, com uma fotografia tirada na Guiné-Bissau.
Só em 2015, Daniel Rodrigues já venceu 15 concursos. O mais relevante de todos, o POY (Picture of the Year), distinguiu-o como “o terceiro melhor fotojornalista de 2014, a nível mundial”.

“…quando Daniel começou a estudar fotojornalismo no Instituto Português de Fotografia (IPF), no Porto. Logo no primeiro dia de aulas perguntaram-lhe o que queria ser, em jeito de apresentação. “Eu disse que tinha cinco sonhos: ser fotojornalista, trabalhar para o ‘Jornal de Notícias’, ganhar o World Press Photo, trabalhar para o ‘The New York Times’ e para a ‘National Geographic’.” Desta lista só falta realizar-se um sonho — o último —…” (in Público, 29/09/2015)
A tribo indígena Awá vive na Floresta Amazónica, no estado brasileiro do Maranhão, dividida em quatro aldeias: Awá, Tiracambú, Juriti e Guajá. Um total de 400 pessoas a viver o mais perto possível da pureza das suas origens. Os dias de caça são longos, mas não poupam ninguém: hoje, crianças e mulheres encabeçam também as expedições pela densa floresta. Aqui não há idades certas (a última destas famílias foi descoberta há menos de dez anos), apenas o dia-a-dia da sobrevivência.
A ajuda das instituições responsáveis pela sua preservação leva até à comunidade poucas palavras em português, roupas de uma sociedade urbana e raros utensílios para uma vida diária facilitada. Mas o objetivo é ser mais um braço na luta contra a invasão crescente de madeireiros em busca do bem mais precioso da floresta amazónica, das árvores que lhe dão o sobrenome: Pulmão da Terra.

Data

17 Janeiro 2016

Local

Font Resize